Tinha vontade de ler esse livro há tempos e agora que vai ser lançado no Brasil em Dezembro, não pude deixar de conferir essa obra maravilhosa. Já considero uma das mais importantes que li em 2018 e na vida!
O ódio que você semeia
Angie Thomas
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Páginas: 378
Classificação etária: +14 anos
Adicionar no Skoob - Compre aqui: Saraiva Amazon Kindle
Sinopse: Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto. Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.
Esta resenha não contém spoilers.
Alerta gatilho: o livro em questão contém conteúdo sensível como violência, consumo de drogas,...
Conteúdo sexual: não
A idade recomendada para leitura é acima de 14 anos.
O ódio que você semeia conta a história da Starr, uma adolescente normal que tem duas realidades pra viver. A primeira é sua escola particular, onde ela finge ser uma Starr que não existe e a segunda, onde ela realmente se sente feliz, no que seus amigos chamariam de “gueto”. Após fugir de uma festa em seu bairro por causa de tiroteios, Starr e seu melhor amigo de infância Khalil são parados pela polícia, que acaba atirando em Khalil sem motivos. Todo esse crime revela um lado racista e opressor da sociedade e Starr precisa estar pronta para defender sua comunidade.
Acho que pelo livro ser extremamente real a passagem dos capítulos é cada vez mais dolorosa. Starr não é uma personagem fictícia assim como Khalil. Houveram e continua havendo milhares deles pelo mundo, morrendo por preconceito. A morte de Khalil é apenas uma, em um livro de ficção. Mas é de extrema importância ler e conhecer essa realidade que pelo menos eu não era familiarizada. Starr é uma das personagens mais carismáticas que já conheci, junto com Khalil, que a gente pouco conhece no livro, mas se apega com a luta dele antes de morrer, que é contada por vários personagens durante o livro.
Os outros personagens também me conquistaram, por mais que tenham aparecido pouco. Angie Thomas construiu uma leitura agradável dentro do caos que é essa temática. Eu fico tão feliz que esse livro seja young adult. A forma que a autora colocou todos esses assuntos pesados em um livro jovem é incrível. É preciso conhecer esse livro, independente da idade, mas creio que ler e ter a idade dos protagonistas faz ter uma visão de mundo ainda maior. A empatia e o respeito ao próximo deve sempre prevalecer.
Nunca fiquei tão ansiosa pra ver um filme estrear nos cinemas. A escolha dos atores foi perfeita, consigo imaginar tudo acontecendo só pelo trailer arrepiante. A luta da Starr neste livro é a luta de milhares de pessoas. É triste que ainda precise haver uma luta contra o racismo, mas não dá pra desistir nem quando não existem mais forças. Starr prova que a gente nunca tá sozinho lutando por algo e juntos dá pra mudar uma realidade.
Oiii Clarissa
ResponderExcluirEsse livro é maravilhoso, eu me surpreendi demais com a história, a maturidade da trama e a narrativa impactante da Angie, quero muito ler mais histórias dela (e pra nossa sorte ela vai publicar livro novo lá fora).
A familia da Starr foi o que mais gostei, personagens maravilhoso, especialmente o pai.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
A escrita da autora é ótima mesmo! A visão da Angie é total impactante mesmo. Livro super importante!
ExcluirOi Clarissa, todas as resenhas sobre esse livro falam bem da obra!! Eu preciso ler antes do filme e tenho altas expectativas!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Porque é maravilhosa demais!! Vale super a pena ler, de verdade <3
ExcluirEu já li algumas resenhas desse livro, e realmente, a luta da protagonista é muito real. Atualmente muitos jovens ao redor do mundo morrem por serem negros, sem contar o despreparo total principalmente da polícia brasileira, que conhecemos bem. Infelizmente existem várias Starr's e Khalil's por aí, com rostos diferentes, mas histórias iguais.
ResponderExcluirPretendo assistir ao filme quando sair no cinema.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Isso mesmo, o pior é ler e saber que acontece por aí e não damos a devida atenção pra mudar essa realidade horrível!
ExcluirOlá, Clarissa.
ResponderExcluirEu quero ler esse livro desde que lançou e acho que não vou conseguir ler antes do filme. Mas quero ler primeiro porque as adaptações nunca ficam iguais. Vou ver se consigo comprar na BF. Pelo que leio na resenhas dele é um livro que deveria ser lido por todos.
Prefácio
Isso! Eu indico ler primeiro já que por ser tão importante o livro deve sim ter mais conteúdo que o filme
ExcluirOi Clarissa, quero ler esse livro, só que estou esperando o livro chegar na minha mão, pois quero ler pelo projeto Livro Viajante do clube do livro de BH.
ResponderExcluirMas sua resenha só ressaltou o qual maravilhoso é o enredo.
Até mais!
Lídia
https://www.depoisdaleitura.com.br/
Espero que você goste!! Vale muito a pena a leitura <3
ExcluirOi Clarissa!
ResponderExcluirAaaaa, quero muito ler esse YA! 😍
Adorei sua resenha, livro necessário!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
É YA, mas tem umas temáticas super necessárias então corre pra ler, mulher!!!
Excluir