RESENHA: Quando a Noite Cai - Carina Rissi

Foto: Skoob
Quando a Noite Cai
Carina Rissi
Editora: Verus
Ano: 2017
Páginas: 476
Adicione no Skoob - Compre aqui -
Sinopse: Briana Pinheiro sabe que não é a pessoa mais sortuda do mundo. Sempre que ela está por perto algo vai mal, especialmente no trabalho. Por isso é tão difícil manter um emprego. E a garota realmente precisa de grana, já que a pensão da família não anda nada bem. Mas esse não é o único motivo pelo qual Briana anda perdendo o sono. Quando a noite cai e o sono vem, ela é transportada para terras distantes: um mundo com espadas, castelos e um guerreiro irlandês que teima em lhe roubar os sonhos... e o coração. Depois de ser demitida — pela terceira vez no mês! —, Briana reúne coragem e esperanças e sai em busca de um novo trabalho. É quando Gael O’Connor cruza seu caminho. O irlandês de olhar misterioso e poucas palavras lhe oferece uma vaga em uma de suas empresas. Só tem um probleminha: seu novo chefe é exatamente igual ao guerreiro dos seus sonhos. Enquanto tenta manter a má sorte longe do escritório, Briana acaba por misturar realidade e fantasia e se apaixona pelo belo, irresistível e enigmático Gael. Em uma viagem à Irlanda, a paixão explode e, com ela, o mundo de Briana, pois a garota vai descobrir que seu conto de fadas está em risco — e que talvez nem mesmo o amor verdadeiro seja capaz de triunfar... 

      Quando tive a oportunidade de comprar e, finalmente, ler Quando a Noite Cai, não esperei nem uma semana para começar a leitura. Atrasei outras programadas, mas Carina Rissi, sendo uma das minhas autoras brasileiras favoritas, me chamava da estante. Como No Mundo da Luna é meu livro favorito atualmente, dei meu coração mais uma vez a Carina e deixei que Briana e Gael (e Lorcan) me levassem para outro mundo. Literalmente.

Foto: Próxima Primavera

        A história se passa em dois séculos diferentes, o XXI, onde tudo realmente acontece, e o XVI, nos sonhos da protagonista. Briana é azarada e não dá certo em nenhum emprego sequer e continua tentando ficar mais de quatro dias em um lugar para ajudar sua família que, após a morte de seu pai, sofre com dívidas que resultam em problemas em manter a pensão de sua mãe. Em uma entrevista de emprego, ela antes mesmo de ser entrevistada, arruina toda a chance de conseguir uma vaga na empresa por ser desastrada e quebrar um filtro de água! Na saída, acaba atropelando um carro na rua e é socorrida por Gael O'Connor. Tudo isso poderia parecer normal, mas na verdade, Gael era igualzinho um irlandês do século XVI que Briana vinha sonhando há 5 anos!


Foto: Próxima Primavera

"Aparentemente não existe nada particular quando se tem irmãs. Ignorando-me de propósito, ela revirou minha bolsa até encontrar o caderno de capa dura, se apressando em revirar as páginas. Parou no desenho que eu fizera havia algum tempo da garota de longos cabelos negros, olhos azuis expressivos, o corpo mignon no vestido de cintura marcada, o cinto de pedras combinando com o colar, as mangas longas e amplas datando a época.
(...)
- Então essa é você na versão Game Of Thrones."

        Desde a sinopse você já percebe que é uma mistura de romance com fantasia. A Briana é simpática, honesta e é aquela personagem que você gostaria de ter como melhor amiga. Ela ama desenhar e seu caderninho é cheio de esboços dos rostos tão familiares que a assombram em todos os sonhos. O negócio é que desde que completou 18 anos, 5 anos antes do tempo real do livro, ela começou a sonhar com um tempo antigo, especificamente o século XVI. Quando sonhava, ela era a guerreira Ciara, que fugiu de seu casamento ruim e topou com Lorcan, um irlândes que, mesmo não sendo da realeza, a encantou por sua hostilidade. 

           Amei demais a transição entre os séculos, mas confesso que Lorcan não foi meu favorito no início. A escrita da narrativa dos sonhos é bem formal e me lembrou muito os romances históricos da Júlia Quinn. Mas eu gostava mesmo era quando Briana acordava e ficava com aquela interrogação na cabeça do tipo "POR QUE SONHO COM ISSO SEMPRE?". As respostas começaram a aparecer quando ela atropelou Gael O'Connor na saída de uma entrevista de emprego que não foi um sucesso. É muito engraçado todo o começo do relacionamento (amigável) de Briana e Gael, pois ela não sabe como se comportar perto de um homem idêntico ao que aparece nos sonhos delas há tanto tempo - e que ela aprendeu a amar. 

Foto: Próxima Primavera


              Briana acaba descobrindo que Gael era, na verdade, o chefe que a entrevistaria na empresa que acabara de sair. Ele acaba dando o emprego de assistente para ela e é aí que eles se aproximam mais e mais, mas claro: Gael é um cara que tem uma casca dura o envolvendo. Com o tempo, Briana vai descobrindo que ele é assim por pessoas que ele perdeu e eles começam a se apoiar um no outro. Achei a melhor parte do livro, sinceramente. 

"- Também não precisa me olhar como se eu tivesse dito que viajo no tempo por meio de um celular, né?"

        Tem pessoa mais zoeira que Carina? A referência à Perdida me fez rir muito! As partes mais leves do livro só o deixam com mais cara de chick-lit, mas ainda assim com muita fantasia e cenas de guerreiros e espadas. Em uma viagem de negócios, Gael leva Briana para sua cidade natal na Irlanda. Espera, nem falei que Gael é irlandês igual ao Lorcan dos sonhos de Briana! É cada vez mais confuso, mas metade do livro é na Irlanda e sinceramente: QUE LINDO! Fiquei louca para ver o que Briana narrava, mesmo sabendo que não existe do jeito que ela falou haha. 

       Na Irlanda, Briana acaba tendo mais sonhos estranhos e relacionados ao local que estava embaixo de seus pés. Muitos segredos fazem a menina se questionar sobre o destino de seu conto de fadas dos sonhos e ela corre atrás de verdades e informações já que estava no melhor lugar para isso. O final do livro foi o que me decepcionou. Se eu queria um final melhor? Não, não. Esse foi ótimo. O final correto para Briana, mas o problema para mim é que antes da metade do livro eu comecei a sacar tudo que iria acontecer por causa da semelhança ABSURDA com a essência de Fallen. Não, nada de anjos em Quando a Noite Cai, mas tem um detalhe que eu percebi logo no começo que me fez saber que o final seria bem previsível. Passei horas da madrugada conversando com amigas leitoras para lembrar de onde eu reconhecia uma cena que li em QANC e, como eu já disse, era em Fallen. Eu não esperava assim... Li até o fim por amor ao casal e por curiosidade mesmo afinal, pode ser a mesma essência, mas os outros personagens envolvidos são diferentes e teriam um fim diferente e foi o que aconteceu. Bem, esse detalhe não tira a qualidade do romance, mas creio que ele não é um dos meus favoritos por isso, sabe? Fallen chegou primeiro pra mim no estilo do que Carina escreveu.

Comentários

  1. Que lidinha essa capa, achei muito bonito e chama tanto a atenção rsrs...acredito ser um bom livro.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Pense numa capa linda! Me apaixonei pelas cores e pelo designn <3

      Excluir
  2. Oie!
    Adoro as tuas resenhas, sempre contam o suficiente pra eu ficar louca pra ler o livro! Quero muiiitooo ler os livros da Carina, estão na minha listinha há séculos. Esse eu ainda não conhecia, mas achei a minha cara. Gosto desse estilo meio chick lit, com um a história boa e bem estruturada. Pra mim vai ser tudo novidade, porque nunca li Fallen x)

    Bom fim de semana!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHAHA eu sou dessas, mas fico louca por todas as resenhas quase! Raquel, você precisaaaa dar uma chance pra Carina!!!! Acho que você deve começar imediatamente hahahha

      Excluir
  3. Oi Clarissa, eu só li os dois primeiros de Fallen e não curti tanto, acho que por isso que eu não percebi o lance das cenas rsrsrsrsrrs mas acho que fã é fã, fica mais fácil perceber essas coisas. Que pena que não foi um dos melhores pra vc, quem sabe o próximo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance parecido com o da Carina só tem no final da série! E só foi um entre vários que amei dela, Carina continua sendo minha deusa haaha

      Beijosss

      Excluir
  4. Olá, Clarissa.
    Eu estou com esse livro na estante para ler. Eu gosto disso da Carina misturar sobrenatural em suas histórias e também disso dela viajar no tempo. Não gostei muito de Fallen então espero nem lembrar dessa referencia que você falou hehe. Assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HHAHAHAHHAHAHA sério? Eu ameeei Fallen, mas só os livros mesmo. Mas você vai gostar bastante da história simmmm

      Excluir
  5. Oi, Clarissa!
    Quero muito ler esse livro, mas agora fiquei com medo desse final e com essa semelhança com Fallen.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra perceber a semelhança sim, mas não tira a qualidade da história! Carina é maravilhosaaa ainda assim <3

      Excluir
  6. Oi Clarissa
    Eu amonos livros da Carina ,mas tenho um pequeno problema com ela e você inclusice citou isso.
    Sempre tem um momento que acho o enredo e a escrita dela parecida com a de algum outro autor ou livro, mas ainda não li "Fallen" e nem Julia Queen então nesse caso eu não iria notar.
    Amei a resenha.Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHHAHA não ia mesmo! E eu nunca tinha notado semelhança alguma com outras autoras ou livros. Mas mesmo assim valeu muito a pena ter lido Quando a noite cai!

      Excluir
  7. Oi tudo bem? Adorei seu blog, tão lindo!
    E a resenha também :D
    Tenho um blog também, faço resenhas, falo de séries, filmes e etc.
    Se você quiser dar uma olhadinha o link é esse: https://umapalavrasobremim.blogspot.com.br/

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Eu quero muito ler esse livro - e os outros da autora também. Adorei a resenha e amei as fotos, arrasou!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros de fantasia, acho que eu iria gostar bastante desse! Eu nunca li nada da Carina Rissi também, preciso ler! :) Curti muito a resenha e as fotos ficaram fofinhas demais. <3

    Beijo e boa semana! :)
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Carina sabe misturar bem romance e fantasia, Au. Acho que vale demaisss ler os livros dela e se apaixonar! Obrigadaaaa <3

      Excluir
  10. Já queria muito ler esse livro, desde o Mochilão da Record, onde fiquei sabendo mais sobre a história. Essa capa é maravilhosa e nome da Carina Rissi já convencem fácil qualquer leitor. Mas, Clari, a sua resenha me convenceu total. Preciso desse livro para ontem! Não lembrava que tinha Irlanda metida no meio da história e isso mais do que suficiente para eu correr para primeira livraria. Vou ficar de zóio no Lorcan para ver se demoro ou não para gostar dele também. Amei as fotos <3

    beijos

    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo plenamente com você, Nina! Você precisaaaa ler esse livro! A Irlanda é descrita de uma forma tãaaao mágica que não tem como não amar. E ah... O Lorcaaaan. Ele é ótimo, mas não consigo gostar mais do que gosto do Gael <33333

      Beijosss

      Excluir
  11. Oie, tudo bem?
    Estou loucaaaa pra ler esse livro! Li pouca coisa da Carina, apenas contos em outros livros, mas gostei tanto da escrita dela <3 e quanto à referência de Fallen, eu li faz tantos anos que é bem provável que nem me lembre mais hahaahah
    Adorei a resenha, beijos!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito linda a escritaaaaaa <333
      HAHAHAHA acho que nem dá pra lembrar mesmoooo. Vai fundo então! Vale muito a pena!

      Excluir
  12. Heyy Clarissa!
    Deixa eu agradecer pela resenha: obrigada!
    Esse livro foi o escolhido para uma leitura conjunta, e eu não conhecia a história ainda.
    E essa capa é maravilhosa! Amei suas fotos <3
    Bjjs!
    Quase Outono

    ResponderExcluir
  13. Oi Clarissa,
    Eu adoreeei esse livro, a história é super envolvente! Estou virando fã da Carina Rissi
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  14. Oi Clarissa!
    Adoro os livros da Carina Rissi, esse está na minha lista de desejados a um tempinho,mas pretendo ler e conhecer esse Irlandês mara rs' eu já li Fallen, mas confesso que não me recordo muito da história, tomara que nem me lembre durante a leitura haha.. gosto de fantasias e romances, estou precisando de livros assim, leves e gostosos que lemos e nem sentimos!

    beijos!
    blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!