15 dicas para economizar na compra de livros #AquelaAjuda

       Resultado de imagem para books gif

             
       Mais uma coluna aqui no blog, que eu espero que eu consiga seguir por algum tempo. Ultimamente venho observando que muita gente tem dúvida acerca de preços de livros, resenhas, rentabilidade e até mesmo tudo envolvendo seu blog literário. Eu procuro ajudar como posso por meio de comentários nos posts dos grupos no Facebook e também por mensagens e e-mails que recebo nessa vida. Mas já fazia um bom tempo que eu pensava em trazer isso pro blog para facilitar ainda mais e, de fato, com tudo que sei sobre o assunto - podendo te ajudar ou não. Resolvi começar por um assunto que não me pedem ajuda nessa vida, mas já esteve presente em muitas conversa com amigos. "Como tu consegue comprar e ler tantos livros?" "Você é muito rica, né?". Gente, pelo amor!!!! Claro que não. E quando tento explicar o que faço, acabo me atrapalhando toda e deixando de lado várias etapas dessa vida de leitora compulsiva. Por isso, resolvi começar falando um pouco sobre como compro economizo comprando livros, coisa que comecei a fazer em 2017 e já vejo um resultado enooooorme. Espero que gostem das dicas e comecem a usá-las porque acreditem: faz muita diferença no bolso e dá pra comprar mais livros haha. 

DICA 1 - SEJA MENOS COMPULSIVO (A)!


Resultado de imagem para compra compulsiva livros
Foto: Conversa Cult

Ok. Que hipocrisia! Quem me conhece sabe que sou dessas que não pode ver um livro e já quer comprar. Bem, estou deixando (JURO) esse costume consumista de lado e analisando tudo por outro ângulo. Vamos fazer que nem a Becky Bloom e repetir mentalmente: "EU NÃO PRECISO DESSE LIVRO. EU NEM GOSTO DESSE GÊNERO!" ou "Eu NÃO preciso desse livro agora. Está caro e eu posso esperar mais um pouco". Mas esperar até quando? Aí vai a segunda dica.

DICA 2 - IT'S ON SALE!


Existe coisa melhor que promoções? Tem gente que não acredita muito nessa palavra e até eu mesma desprezava a coisa por causa do meu pai meio economista da vida. Não sei se foi ele quem me disse que o preço real da mercadoria é o dito nas promoções, mas no começo eles colocam alto para quando baixarem nas promoções as pessoas acharem que está bem barato, quando na verdade era o preço dele e quem comprou por mais caro se lascou. Beeem, que seja. Mas vale muuuito a pena dar uma olhada nas promoções tanto online quanto em livrarias físicas e segurar a carteira fechada e repetir o mantra da Becky Bloom. 

DICA 3 - LISTAR OS LIVROS MAIS DESEJADOS



Minha lista de desejados no Skoob. Foto: Próxima Primavera


Para a dica 2 funcionar direitinho, é preciso também que você tenha noção do que está vendo com desconto. Por exemplo, não vale a pena comprar um livro sobre um menino em uma nave espacial se você nunca gostou desse gênero mesmo tendo tentado ler várias vezes só por ele estar por R$ 20,00. Acho que o mais aceitável é você ter direções. Ultimamente entro nas Americanas perto da minha faculdade todos os dias e na maioria deles dou uma olhada rápida no livros. Mês passado eu ia levar um livro que estava por R$ 34,90 apenas porque pirei por ele estar lá e eu o queria a taaaanto tempo. 


DICA 4 - PECHINCHE MUITO! (E DEPOIS MAIS UM POUCO)


Imagem relacionada
"Eu sou um viciado em livros. Se você é uma pessoa legal, vai me vender livros pela metade do preço!" Foto: Coração de Tinta
Quando voltei à Americanas 2 semanas atrás, encontrei uma placa enorme na frente dos livros em que dizia: "PROMOÇÃO 50% DE DESCONTO EDITORA HARPERCOLLINS" e aí eu peguei o livro tão desejado e o símbolo da Harper Collins brilhava! Levei o livro que tanto queria por R$17,45! Fiquei morta de felicidade. Isso é pechinchar. É namorar e ao mesmo tempo ficar de olho no precioso e acredite: ele vai baixar rapidinho se não for um lançamento. 

DICA 5 - PREÇOS DE LANÇAMENTOS QUE DÓI NOS OLHOS


Quase caio pra trás um dia desses ao ver que um lançamento que eu estava esperando estava por QUARENTA reais. Gente, isso é muito caro pra mim, mas eu queria desesperadamente o livro. Então saí procurando em todos os sites de compras na internet. Era mais viável pra mim comprá-lo físico por causa do frete pro Nordeste, que é um pouco abusivo. Mas enfim, pechinchei mais uma vez, mesmo sendo lançamento, e procurei por ele em duas livrarias grandes, a Saraiva e a Cultura. Não só procurei pelo preço (que estava bem tabelado), mas sim pelo desconto à vista. AHÁ! Aposto que não tinha passado isso pela sua cabeça. Geralmente as livrarias mais famosas dão desconto no livro por ser à vista e bem, paguei assim mesmo e baixou o preço para um aceitável para ser lançamento. 


DICA 6 - EU NÃO GOSTO DE COMPRAR EM LIVRARIAS FÍSICAS, E AGORA?


Te entendo bem. Pra muita gente sai bem mais barato comprar um único livro pela internet. Não é o meu caso, mas todas as dicas acima também valem online, mas muito mais truques podem te fazer pagar menos por vários livros e quem sabe deixar de pagar frete? Você deve sim sair procurando os livros que deseja em vários sites, seja Amazon, Saraiva ou qualquer outro que deseja. Não custa nada dar uma olhada geral SEM COMPRAR só para conhecer o terreno. Vale sim fazer aquela simulação no carrinho de compras e ver quanto daria seu sonho diário. Só não vale confirmar a compra. Nãaaao ainda.

DICA 7 - USE O BUSCAPÉ!


Conheci o Buscapé ano passado e já sou obcecada. Ajuda um pouco para ver a queda e o aumento de preço nos livros e dá pra acompanhar o valor que esteve e está em um gráfico e ainda por cima ver a lista de todas as livrarias que oferecem o produto. Dá pra perceber direitinho como algumas livrarias colocam o preço láaa em cima. Todos os links de compra em resenhas aqui no blog, uso o Buscapé!

DICA 8 - FIQUE DE OLHO NAS OFERTAS DO DIA DOS SITES


Resultado de imagem para memes sobre livros
Foto: O Popular

T-O-D-O dia tem oferta envolvendo certos livros na maioria dos sites de venda de livros. Sério, dá pra ver que o preço baixa um pouco só, mas imagina que legal se você já pechinchou em livrarias físicas e também em vários sites e NUNCA comprou um livro que já estava esquecido na sua lista de desejados. E aí você entra nas ofertas do dia de um site e encontra ele lá lindo por menos do que você esperava pagar por ele? Dica baseada em uma história real haha.

DICA 9 - SE INSCREVA NAS NEWSLETTER DAS LIVRARIAS


Isso. Chato demais receber mil e-mails publicitários na sua caixa de entrada, eu sei. Mas já consegui promoção de livros por meio de um mero e-mail. Ás vezes você não tem tempo pra pechinchar como eu exemplifiquei nas outras dicas, mas você sabe né que os sites sabem o que você anda procurando e aí de repente aparece "PROMOÇÃO LIVROS DA JULIA QUINN" no seu e-mail, sendo que você vem procurando livros da Julia mais baratos por um tempo já. Coincidência? Acho que não, hein? Então é uma chatice que vale a pena. Se inscreva nas newsletter dos sites que mais tem promoções. Indico a Amazon e o Submarino, que eu acompanho os e-mails e sei que recebo bem de acordo com os meus gostos. Que Black Mirror!!

DICA 10 - PROCURE CUPONS DE DESCONTO!


Quando descobri a possibilidade de colocar -10% em uma compra, enlouqueci. Eu devo ser mesmo a louca dos descontos agora, mas sério: um simples código pode te dar desconto. Não é público na página de compra, mas você pode consegui-lo na internet procurando no Google mesmo ou por meio de blogs que divulgam vários cupons todo mês. To pensando, inclusive, em disponibilizar uns aqui também na lateral do blog. Nada mal baixar um pouco o preço do livro às vezes, né?

DICA 11 - SE VOCÊ TEM BLOG, SEJA PARCEIRO DA AMAZON!


A dica 11 é na verdade um adicional da 10. Se você possui um blog, fica bem mais fácil saber dos cupons de promoção do site se receber via e-mail todos eles. É uma forma também de newsletter só que direcionada para o público que possui blog!

DICA 12 - LIVROS ANTIGOS POR MENOS 


Comecei a deixar de comprar livros antigos em livrarias famosas online. Por livros antigos digo de mais de 8 anos atrás, não especificamente de mais de uma década atrás. Para dar um exemplo claro e doloroso, o primeiro livro da Becky Bloom, Delírios de Consumo de Becky Bloom - que tem resenha aqui, estava por mais de R$ 35,00 SEM FRETE na Amazon. Comprei o bendito por R$9,00 no Estante Virtual sem frete. E aí? O livro chegou intacto, sem manchas, sem arranhões e sem sinais de uso mesmo estando datado de 2005 pela provável ex dona. Ganhei nessa! 

DICA 13 - LEIA RESENHAS!


Essa dica é bem nada a ver com as anteriores. É na verdade algo que você deve fazer quando puder. Acho que vale ler mais do que uma sinopse sobre algum livro que te interesse à primeira vista. Já aconteceu comigo mil vezes de eu ler a sinopse e achar que era o livro certo pra mim e na verdade não era. Depois acabei lendo resenhas e todas apontavam para o que eu não gostei no livro. Isto é, nem precisaria lê-lo para saber que não fazia meu tipo e que seria arriscado demais arriscar hahah. 

DICA 14 - ECONOMIZE COMPRANDO DE MUITOS


Essa é de domínio público. É bem melhor repetir o mantra da Becky Bloom e esperar uma promoção gigante como o Amazon Day ou até mesmo a Black Friday e encher o carrinho. A Saraiva está com uma promoção de quanto mais livros você coloca no carrinho, maior é o desconto. Bem, vai até três livros, na verdade. Mas comprei os três livros que estava pechinchando faaaz tempo e cada um saiu por cerca de R$ 15,00 e ao todo gastei R$ 60,00 com frete e estou certa que se não fosse a promoção, eu gastaria mais de R$ 100 pelos três, pois um deles foi da coleção da Becky Bloom que é cara, como já disse aqui haha. 

DICA 15 - SE ARRISQUE NO KINDLE UNLIMITED!

/
Não, esse post não é patrocinado pela Amazon hahaha. Mas sério, vale a pena TESTAR o Kindle Unlimited se você tem Kindle. Pra quem não sabe, é um plano mensal que você paga uma certa taxa e todo mês pode ter uma quantidade de "empréstimos" de livros do site, de """"""graça""""". Já testei com meu pai aqui em casa e ele achou em conta, mas como EU prefiro meus livros físicos, acabei cancelando, mas não antes de testar. Mesmo não gostando muito de ler em e-book, vale a pena testar viu? Conheço gente que lê hoje pelo Unlimited e antes nem gostava de ler em e-book. Alguns livros que você deseja MUITO e são bem caros e não se encaixam nas promoções, vale ler por menos de R$ 10,00? Digo que sim haha. 


Bem, essas foram as dicas. Não sei se vocês usam algumas ou todas elas ou nunca usaram, maaas eu testei por 7 meses agora e venho comprando muuuuito mais livros por menos e estou satisfeitíssima. Dói? Ah, sim. Dói bastante. Estou esperando pela Black Friday aqui com a pouca paciência que me resta pra comprar um livro da DarkSide que namoro todos os dias. Vamos na fé que o tempo passa hahhaah. 

Comentários

  1. Como AMO livros, é claro que AMEI as dicas!!!! Minha lista de livros desejados só aumenta e é sempre bom economizar nas compras.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonadaaa por livros! Pra ter vários é preciso mesmo economizar haha
      Beijoss

      Excluir
  2. Amei suas dicas! Eu também deixei de ser compulsiva e agora só compro o que realmente amo muito e só em promoção! Parabéns pelo post!
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sensacional suas dicas :)
    Confesso que eu ainda sou um pouco compulsiva hahahaha
    Mas estou tentando deixar sempre para comprar nas grandes promoções. Já usei o Kindle Unlimited e super recomendo!
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, pra deixar de ser compulsiva é outros 500. Mas a gente tenta né não? hahha. Quero muito voltar a usar o Kindle Unlimited!

      Beijoss

      Excluir
  4. No Amazon Day comprei todos os livros que queria comprar (e que eu podia pagar). Agora só vou comprar na Black Friday e olhe lá. Às vezes nas lojas físicas tem promoções INCRÍVEIS. Uma vez na Saraiva eu encontrei os livros da Jojo por 20 reais (metade do preço) e como comprei quatro livros cada um saiu a 13 reais, eu pirei! Eu tento não ser compulsiva já faz uns, mas este ano tive alguns deslizes hahahaha. Posso dar mais uma dica? Faz cadastro no Méliuz e quando você comprar (mesmo na promoção, tipo Amazon Day) você entra por lá e recebe uma pequena porcentagem do que você ganhou e quando atinge 20 reais eles depositam o dinheiro na sua conta. Dá super certo! Eu vou deixar meu link, porque quem se cadastrar por ele ganha mais 10 reais quando você alcançar os 20 reais. (Não serei hipócrita, eu também ganho) https://www.meliuz.com.br/i/ref_f1dc0cca/bonus-exclusivo
    Beijos
    http://sophiesamiesarfati.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem promoções que vale muito a pena, viu?? E eu já tinha ouvido falar por cima da Méliuz, mas não sabia que funcionava assim. Vou procurar saber, Sophie! Obrigada pela dica haha <3
      Beijos!!

      Excluir
  5. Oi Clarissa
    Eu sou pão dura kkkk.
    Verdade ,o mantra para não gastar eu sempre coloco em ativa.Alias praticamente todas as suas dicas eu coloco em prarica.
    Só esses dias que não resisti porque vi um livro por 9,90 das Americanas e acabei comprando, só que eu nunca ouvi ninguem falar nada do livro.Nem bem ,nem mal.Nem me reconheci kkkk
    Mas é um chick-lit,amo esse genero , então estou botando fé que vou gostar

    Beijos e amei o post

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHAHA como você consegue? Te admiro por conseguir hahahha. Eu te entendo bem com as promoções da Americanas!!! Espero que você goste <3

      Beijoss

      Excluir
  6. adorei as dicas <3 quando eu recebo meu salario e passo em frente da livraria alguem me segura pois quero comprar todos kkkk
    https://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHHAHA e quem não tem salário? Mil vezes pior e nem dá pra satisfazer a vontade hahah

      Excluir
  7. Adorei o post!! Dicas de economia são sempre bem vindas haha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Clara. Amei todas as suas dicas, mas assim que li a primeira, já pensei "Isso não vai dar certo". Eu tenho vários livros na lista de desejados, mas na hora de comprar, fico super indecisa porque geralmente só posso levar um. Não conheço essa parceria da Amazon não, vivo comprando lá mas nunca ganhei desconto por ser blogueira. Agora vou sempre olhar as promoções antes de sair comprando tudo.
    Beijo!
    https://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHHAHAHAH pra mim dá certo, viu? Agora tem que ter muuuuita perseverança! Dá uma olhadas sim nas promoções, dá pra economizar bastante <3
      Beijoss

      Excluir
  9. Olá, Clarissa.
    Ótimas dicas. Adorei a postagem. Antigamente eu comprava qualquer livro que estivesse em promoção. Aquelas de 9,90 no Submarino então, toda vez comprava. Mas depois que vi que tinha tantos livros na estante que não tinha vontade de ler, passei a ser mais criteriosa. Hoje sempre compro pelo Buscapé e só se estiver em promoção. Como moro no estado de SP o frete é mais barato, então compensa mais comprar pela internet.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo!! Vale mais a pena comprar o que deseja e pela internet pra você hahaha

      Excluir
  10. Oii Clarissa...
    Amei o post,obrigada pelas dicas,suas dicas foram ótimas.
    beijinhos
    https://blogcharmedemenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lyvia! Espero que possa por em prática hahah
      Beijoss

      Excluir
  11. Adorei as dicas, algumas coisas eu já faço, se não nem tem como kkkk

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Wow, dear, your blog is amazing! I love it! <3
    Would you like to follow each other?
    If yes, please follow me on the my blog. I would be glad. ^_^
    I following you #360<3
    Have a nice day!


    www.cleopatrassecret.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Ameeeeei as dicas, estava precisando, pois sofre dessa compulsividade kkk Já tentei listar os que mais quero, mas quero todos kkk. Parei um pouco mais de comprar por falta de grana, ai passei a pesquisar um pouco mais, obtive uns cupons bem legais de desconto. Ótimo post :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom dar uma esperada as vezes!!! Dá pra economizar bastante hahhaa

      Excluir
  14. Oi
    adorei as dicas e pratico várias delas, dessa promoção da saraiva comprei 3 em que dois custavam 50 reais, saiu os 3 por 70 foi um bom desconto.
    Eu apesar de adorar livros não é sempre que compro, até porque não vivo cheia de dinheiro, to mega feliz que no blackfridaym vou estar ganhando dinheiro do estágio e vou poder comprar os livros da minha listinha, esse mês recebi 10 livros e só comprei 3, um de doação o resto foi de parceria,

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo desconto!!
      Mas quanta parceriaaaa! Parabéns. Quero ser você quando crescer hahahha

      Excluir
  15. Adorei as dicas! Eu sou péssima em controlar gula, saio comendo mesmo, mas quanto a livros até que eu me controlo bastante, sou mão fechada pra gastar absurdos com livros, por mais que eu os adore ou deseje ahahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? hahhaha já eu tenho gula por livros mesmo. Não consigo me contentar. Agora que to me segurando mesmo hahaha

      Excluir
  16. O kindle é um amorzinho e é ótimo pra economia <3
    Adorei todas as dica.s Eu ainda não tenho muito controle n hora de comprar os livros, mas tento manter minhas lista de desejados kkkkkk
    Acho seu blog tão lindo! Adoro ele e os conteúdos são otimos!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim hahah. Obrigada, Kézia. Tem que ser assim mesmo, se controlando hahah.
      Obrigadaaaa, que honra! Sou apaixonada no seuuu <3

      Excluir
  17. Olá! Tudo bem?
    Menina quem ama livro vira uma espécie de B.Bloom mesmo!
    Super pertinente as dicas, é realmente importante que tenhamos controle sobre nossos impulsos.
    Eu tenho comprado menos livros agora é só para acrescentar com alguma dica, quando for comprar na amazonas sempre consulte se algum amigo gostaria de comprar também, dai comprando numa dada quantidade o frete sai livre.
    Também tem um aplicativo chamado ME SEEMS onde você responde pesquisas e quando chega a certa quantidade de pontos pode trocar por descontos em alguns estabelecimentos, incluindo Saraiva.

    Bjão,
    Diego, blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. O maior problema pra mim era a compulsividade; não podia ver uma promoção que saía comprando vários, mesmo sem intenção nenhuma de lê-los. Hoje em dia, com o blog, as parcerias e as trocas no Skoob, já não compro muitos livros (quase dois anos!).

    AMEI o post! <3

    Abraços.
    Alex, do Um Bookaholic. <3

    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  19. Eu estava mesmo precisando de umas dicas, pois não consigo comprar os livros que quero por estarem sempre muito caros. Onde é que já se viu um livro lançado a mil anos atrás por 52 reais? Haja paciência, viu. Obrigada pelo post, foi muito útil!

    https://thatisrealme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!