RESENHA: A Pequena Vendedora de Fósforos - Hans Christian Andersen

A Pequena Vendedora de Fósforos
Hans Christian Andersen
Editora: Zahar
Ano: 2014
Páginas: 8
Adicione no Skoob - Compre aqui ☺❤ 
Sinopse: Na véspera de Ano Novo, uma menina descalça, frágil e desamparada tenta vender fósforos aos passantes. Morrendo de frio, na neve, ela acende alguns palitos para se aquecer. Aos poucos, abandonada e faminta, a vendedora de fósforos vai produzindo alucinações a cada lampejo de luz.



Talvez você já tenha ouvido falar desse clássico ou tenha até ouvido a história quando criança. Mas talvez você não fazia ideia de que existe um conto de fadas chamado A Pequena Vendedora de Fósforos. No meu caso, foi a segunda opção. Conheci o livro através do Rory Gilmore Books Project, onde devemos ler todos os livros citados na série Gilmore Girls. To meio parada nesse projeto, mas prometo que a partir do segundo semestre irei ler pelo menos metade dos livros do mês só do projeto. Quando vi que esse livro estava entre os gratuitos do dia na Amazon, logo cliquei pra baixar. Enganada eu que confundi com o preço do Kindle Unlimited e acabei comprando o ebook. Mas tudo bem, o que vale é que o livro é realmente muito lindinho e me deixou com o coração apertado.

A Pequena Vendedora de Fósforos é realmente um conto de fadas, mas não tem princesas, príncipes em seus cavalos, rainhas más, pássaros assobiando ou porcos que falam. É uma simples estória de uma menininha pobre e sem-teto que não tinha para onde ir na noite de Ano Novo e tem a companhia apenas de caixas de fósforo.

"Em cada janela, luzes reluziam e um delicioso cheiro de ganso assado se espalhava pelas ruas. Veja bem, era véspera de ano-novo. Era nisso que ela pensava"

Inicialmente fiquei achando que a internet estava errada quando dizia que o livro tem apenas OITO páginas, mas era realmente isso. Um conto pequenino infantil que minha mãe deveria ter conhecimento da existência dele quando eu era criança. Eu gostaria de ter ouvido essa história e desde cedo ter pensado sobre o assunto retratado no conto. A leitura é mágica e ao mesmo tempo triste. Eu consegui perfeitamente imaginar o cenário do livro e queria mergulhar nas páginas e salvar a menininha sem nome. Ela perambulava pelas ruas vendo a felicidade das pessoas por um novo ano chegar, mas ela estava com frio e com fome. É quando ela começa a acender fósforos para se esquentar e algumas mágicas acontecem.

"Não tinha coragem de voltar para casa, pois não vendera fósforo nenhum e não tinha um níquel para levar. Seu pai com certeza iria surrá-la [...]."

Eu fico feliz de NÃO ter lido a sinopse desse livro. Qual é o problema das pessoas em colocar o maior spoiler do Universo em uma sinopse? Eu li muito sentimental e eu não esperava o final de forma alguma. Fiquei bem emocionada. Mas aí, quando fui procurar a sinopse para colocar na resenha, vi que o maior spoiler estava ali na sinopse. Portanto, tirei e deixei só o que deveria ser a sinopse de A Pequena Vendedora de Fósforos. Apesar disso, valeu todos os dólares que paguei e eu tenho certeza que meus filhos ouvirão essa história sempre, mesmo ela sendo um pouco tristinha. Indicarei pra todo mundo: crianças, adolescentes e adultos. É uma história realmente linda que rompe com aquele esterótipo de conto de fadas. 


3/340

A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS (HANS CHRISTIAN ANDERSEN)


Comentários

  1. Eu conheço a história, li em pequenina e sempre achei um conto maravilhoso e bem triste só que tem um lado tão mágico. Gostei muito e agora de ler o teu post até fiquei com vontade de ir reler esse aí.

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Noooossa, esse projeto da Rory tem MUITO livro! Mas pelo menos um deles eu já li, que é o do Harry Potter haha Nunca tinha ouvido falar nesse conto de fadas, mas fiquei com vontade de ler, principalmente por ser curtinho e porque eu adoro algo que te faz refletir. Vou procurar por ele! Que bom que cortou a sinopse, também nao gosto quando entregam o livro todo em alguns parágrafos -.-

    Beijoss
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Na fé que um dia na minha vida eu termino hahah. É muito lindinho e chocante e sobre esses spoilers: odeio!

      Beijosss

      Excluir
  3. Oi Clarissa, eu levo tanto spoiler nessa vida que acho que nem sinto mais hahahahaha mas super concordo que é péssimo colocar spoiler até em sinopse! Eu estou no seu time porque tb não conhecia o conto até ler seu post! Agora quero conferir!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHHAHAA tento me afastar dos spoilers, mas as vezes é dificil demaais haha. Dá uma olhada, é um conto maravilhoso!!

      Excluir
  4. Adorei a resenha e principalmente o titulo, muito legal msm ! Curti muito seu bloge inclusive ja estou seguindo.
    sucesso!
    http://coquetelfem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro reflete tudo que o título fala literalmente. Achei isso muito legal haha.
      Muito obrigada!!! Beijão <3

      Excluir
  5. Gente, li essa sinopse e já fiquei com coração apertado >< Vou já procurar no Unlimited também.
    Menina, bruto é quem consegue completar essa desafio da Rory..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura! Vale a pena demaisss. É bem curtinho, mas inspirador! <3

      Excluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!