RESENHA: Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Caixa de Pássaros
Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 272
Adicione no Skoob - Compre aqui
Sinopse: Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
 

    Confesso que nem lembro quando comprei esse livro, só sei que comprei. Penso que foi em uma de minhas idas à livraria do shopping. Juro que não posso entrar sem sair com um livro, o nome disso é consumismo, minha gente. Mas sei que valeu muito a pena ter comprado Caixa de Pássaros. Foi um dos únicos livros que comprei confiando 100% nas inúmeras resenhas positivas que li a respeito e o livro foi realmente uma leitura muito aflita. 

    Em Caixa de Pássaros conhecemos Malorie, que sobreviveu a uma crise de mortes no mundo com seus dois filhos. A causa dessas mortes? Suicídio em epidemia explicado por alguma criatura que quando o ser humano a vê, enlouquece completamente a ponto de tirar sua própria vida de modos macabros. A população, então, é instruída a não sair de casa e, se precisar sair, usar vendas. Depois de 6 anos planejando sua fuga de casa, Malorie precisa confiar em seus instintos e em seus filhos para os três percorrerem um rio de olhos vendados à procura de abrigo. 

"Fios passam por baixo da porta dos fundos e chegam até os quartos do primeiro andar, onde amplificadores alertam Malorie e as crianças para qualquer barulho que venha de fora da casa. Ficam bastante tempo sem sair. E, quando saem, estão vendados."


     Não é de terror. Não mesmo. Nem um pouquinho. Sei que a sinopse fala de medo e terror e tal, mas 0 terror. O que eu senti foi aflição, sabe? Tipo quando você vê um filme de cobras e ela se aproxima do mocinho. Aflição. Praticamente engoli todos os capítulos de Caixa de Pássaros, pois a narrativa é tão engajada que logo no início você se pergunta o seguinte: onde Malorie está? o que aconteceu com o resto do mundo? para onde ela vai? quem são as criaturas? o que aconteceu com seus amigos? 

    Eu jamais pararia de ler sem saber a resposta de todas elas, mas infelizmente (ou felizmente para alguns), o autor deixou muitas delas soltas, deixando tudo à cargo da própria imaginação do leitor. Achei tudo uma sacada de mestre. Eu mesma li e imaginei meu próprio cenário onde não podíamos enxergar algo que pode nos matar. Outra pessoa pode ter lido e imaginado tudo isso uma farsa, um experimento do governo, uma planta, um lobo com poderes sobrenaturais, um programa de TV tipo Jogos Vorazes, LITERALMENTE qualquer coisa. O que importa é o que vemos no livro: não dá pra olhar para o que quer que esteja fazendo as pessoas se matarem. 


"Malorie precisa que as crianças ouçam para além das árvores, para além do vento, para além das margens sujas que levam a todo um mundo de criaturas vivas. O rio é um anfiteatro, pensa Malorie enquanto rema. Mas também é um túmulo."

    Caixa de Pássaros é narrado em terceira pessoa e isso facilitou muito o entendimento da trama. Eu não curto muito esse tipo de narração, não sinto a personalidade do personagem dessa forma, mas os capítulos são alternados entre o "momento do descobrimento das mortes" até o presente, que é a fuga de Malorie. Tudo faz perfeito sentido durante o livro e o clímax te deixa com os olhos sem piscar. Quase passo mal, gente. Josh Malerman, não faça mais isso comigo. Vi muita gente inconformada com o final, mas é isso mesmo, nem todos os autores gostam dos pingos nos is. Eu odiei o final quando terminei de ler, só alguns segundos depois que fui recapitulando e vendo o quão  f*da foi todo o livro. 

   Então, se você está procurando um suspensezinho meio investigativo pra esquentar suas leituras em 2018, invista em Caixa de Pássaros!
   
"Quão longe uma pessoa consegue ouvir?"

Comentários

  1. Oi Clarissa.
    Sempre ouço e leio muitas resenhas elogiando o livro, mas te confesso que ainda não senti aquela vontade de ler. Ele já está na lista faz tempo... Quem sabe em 2018? rsrsrs
    Gostei muito da sua resenha e da forma como colocou seus sentimentos. Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  2. Clarissa, Caixa de Pássaros está na minha lista há tempos e preciso ler logo. Tenho muita curiosidade com a história. Antes do filme sair farei isso huauhahua
    Boas festas e muito amor neste novo ano. xD

    bjoesss,
    www.papuff.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Clarissa

    Vc me animou bastante com Caixa de Pássaros. Já vi criticas bem mistas sobre o livro, principalmente sobre o final e confesso que fiquei com o pé atrás mas pela sua resenha deu pra sentir o quanto vc curtiu. Eu acho que gostaria da história também, ando num momento bom com esse tipo de gênero e enfim, acho que vale a pena dar uma oportunidade.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Clarissa, acho que sou minoria nessa terra porque infelizmente não gostei do livro =/
    Foi justamente isso de deixar as pontas soltas e ficar só nesse suspensezinho que me deu a sensação de ter perdido o meu tempo, mas fico feliz que você gostou dele.

    abraços
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  5. Ok, já vi muuuita gente falando desse livro e agora que descobri melhor sobre o que ele trata estou com MUITA VONTADE DE LER! Ah, Clarissa, com certeza vou colocar nas minhas metas pra 2018. Vou sim. Adoro suspenses. <3

    Beijo!
    https://controversios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Clarissa.
    Eu senti foi raiva desse livro. Não acontecia nada o livro todo e ainda não teve respostas no final. Eu odiei esse livro hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eita, ele parece um livro que te deixa bem aflita mesmo! Já tinha visto a capa mas não sabia do que tratava, pela capa já julgava como algo que não é beeem meu tipinho... haha achei a história bem legal e gosto dessa sensação meio de tensão que o livro causa. Mas confesso que também não curto a terceira pessoa narrando, gosto de saber o que passa na cabeça do personagem :(

    Queria te agradecer por ser sempre uma leitora fofa lá no blog!! Adoro ler teus comentários e fico feliz com o carinho que traz neles. Quero te desejar um 2018 cheio de sucesso e conquistas, e moneys pra comprar muitos livros, e tempo livre pra se aventurar neles :D

    Bom final de ano :)
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii Clarissa, tudo bem? Menina amei a resenha, fiquei mais curiosa ainda para ler o livro, espero ler em 2018. Feliz Ano Novo !
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Clarissa! Pois é, vi muita reclamação sobre o final do livro mesmo, mas ainda assim tenho curiosidade, acho que mesmo que eu não curta o fim, a leitura parece valer a pena e ainda vai ter adaptação com a Sandra Bullock! Com certeza quero conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Clarissa,
    Esse gênero não é algo que me atraia, mas eu fico curiosa, porque todos elogiam muito essa obra.
    Preciso conhecer, né? Sair da zona de conforto!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Clarissa!
    Já vi opiniões variadas sobre o livro, mas todas concordam no quesito aflição. E acho que a história funcionaria melhor se fosse em primeira pessoa. Nos conectaríamos melhor com a personagem.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei bastante do livro, mas realmente fiquei bem decepcionada com o final. Tiveram algumas descrições de mortes e situações tão macabras que eu pulei um capítulo de tanto que senti algo ruim, uma sensação estranha, meio macabra. Acho incrível essa coisa de termos amplitude e liberdade para imaginar, mas também é meio estranho não saber exatamente o que pensar.

    https://thatisrealme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!