RESENHA: História da Vida - Edmac Trigueiro

História da Vida
Edmac Trigueiro
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Páginas: 112
Classificação etária*: Livre
Adicione no Skoob - Compre aqui: Travessa  Amazon  Kindle
Sinopse: Em História do Universo, a interface predominante foi com a Física e a Cosmologia. Neste segundo livro, o diálogo constante será com a Biologia Evolucionária. O Universo e a Vida são cheios de mistérios. O ser humano, desde a pré-história, sempre sonhou em desvendá-los. Somos muito privilegiados por vivermos no séc. XXI, época em que já estamos bastante próximos de descobrirmos os grandes mistérios da origem e da evolução da vida, cujo véu, posto pelas religiões e pela mitologia, é, agora, desvelado pela Ciência.

 

    Recebi esse livro do autor Edmac Trigueiro já faz um tempo e só esses dias pude pegá-lo e conhecer um pouco sobre a biologia, que eu tanto temia. 

"Este livro é sobre a História da Vida. De certa forma, é a continuação do primeiro, História do Universo, mas uma continuação diferente, porque é uma história mais simples do que a primeira. É um livro que vai contar como a vida começou e como evoluiu à luz da ciência."

   Confesso que estava com um pouco de medo de ler essa obra. Medo de meu ranço pela Biologia ser maior do que minha vontade de aprender sobre a evolução, assunto que sempre me interessou. Meu negócio é que minha história com a Biologia começa na minha 8ª série, quando fui parar em uma escola obcecada por resultados e meuS livroS dessa matéria tinham um número 3 na capa, isto é, aprendi genética e evolução aos 13 anos (quando deveria ter sido no 3º Ensino Médio) e odiava, sempre tirava 2 ou 3 e acabei quase reprovando nessa matéria. 

   Mas qual o motivo disso? E por que estou contando minha história com a Biologia? Bem, levando em consideração que o ambiente em que descobri a Biologia foi o pior possível, acabei tendo uma má impressão sobre ela no meu tempo escolar inteiro. Mas é só sair da escola que assuntos que você nunca pensou que ia se interessar, surgem na sua mente. E como foi que a gente surgiu? Como foi a evolução? Aí você pensa "ah, mas você teve professores que tentaram te ensinar isso!". Não. Não assim.

"A Terra é a casa da vida. A casa de Luca. A fisionomia da Terra mudou muito desde sua origem, há 4,6 bilhões de anos, e continua mudando, agora em um ritmo mais lento."

   Li História da Vida como se estivesse lendo um romance. Não teve um momento em que não gostei da leitura e descobri coisas (quase tudo já que nada foi aprendido na escola) que jamais pensei que tivessem acontecido e são tão importantes e fazem quem somos hoje, literalmente. Meu desejo hoje é ter tido algo assim que me ensinasse de forma dinâmica sobre a evolução e Darwin, que eu já gosto tanto. 

"Neste segundo livro, o personagem principal será Darwin, o cientista que produziu a maior revolução na Biologia: a descoberta do mecanismo através do qual as espécies se modificam ao longo do tempo."

   Se você é de exatas, humanas ou saúde, deve conhecer a nossa história na Terra. Sendo estudante ou não sendo estudante. Tendo que prestar o ENEM esse ano ou não. Do mesmo jeito que é importante saber sobre guerras, geografia e presidentes, a gente tem que saber sobre ciência e biologia, sim! E sabe o que mais? Me deu uma vontade louca de procurar documentários sobre e ler mais livros assim...

Comentários

  1. Wowww, a história parece bem interessante pra mim! Eu amava biologia na escola, aliás acho que até hoje é uma das minhas matérias preferidas e esse assunto me interessa bastante :D

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então acho que você iria gostar bastante desse livro hahahaha

      Excluir
  2. Oi, Clarissa!
    Eu adoro quando esses livros que deveria ser mais técnicos, se posso dizer assim, se transformam em uma leitura mais parecida com o romance. É uma forma ótima para apaixonar pessoas como você e eu que tem mais dificuldade de entrar nesses temas por livro e espontânea vontade.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  3. Oi Clarissa, tudo bem? Bacana quando um livro nos faz entender algo que nem gostamos! Minha experiência com biologia foi ótima, por um tempo até foi uma das minhas matérias preferidas e embora não seja um livro que leria no momento, acho que iria curtir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que bom que tua relação com a biologia foi ótima. A minha foi uma negação hahaha

      Excluir
  4. Oi, Clarissa
    Eu detesto biologia, acho um assunto meio chatinho e tenho certeza que não conseguiria ler a obra kkk mal lia meus livros sobre a matéria nos tempos de escola. Mas ao menos você curtiu e conseguiu vencer o ranço.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vishhh, te entendo! E sim, to bem feliz que venci o ranço hahahahah

      Excluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!