Outros jeitos de usar a boca
Rupi Kaur
Editora: Planeta
Ano: 2017
Páginas: 208
Classificação etária*: + 18 anos
Sinopse: Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.
Já li esse livro há algum tempo, li de uma vez só em uma ou duas horas de tão curtinho e envolvente, mas isso não significa que ele não seja forte e pesado, daqueles livros que você precisa digerir e dar uma grande respirada e ainda assim, quando termina, sente um vazio no peito.
"toda vez que você diz para sua filha que grita com ela por amor, você a ensina a confundir raiva com carinho, o que parece uma boa ideia até que ela cresce confiando em homens violentos porque eles são tão parecidos com você"
Os poemas de Outros jeitos de usar a boca são sobre ser mulher. O que enfrentamos, o que temos que lidar e o quanto sofremos nas mãos de outras pessoas. É mágoa pura, triturada e cuspida em palavras, a verdade nua e crua sobre abuso, assédio e violência.
"estupro vai te rasgar ao meio, mas não vai ser o seu fim"
O livro é humildemente dividido em quatro partes: a dor, o amor, a ruptura, a cura, a dor. Comecei sentindo um gosto amargo na boca, sim. Mas terminei a dor com uma sensação de que todos deveriam ler esse livro, mulheres e homens, principalmente.
"você tem dores morando em lugares em que dores não deveriam morar"
"você pode não ter sido meu primeiro amor, mas foi o amor que tomou todos os outros amores"
Acima de tudo, como qualquer outro livro com temáticas pesadas, mesmo que sejam importantes, é preciso estar muito preparado pra ler. De verdade. Eu estava, eu precisava e foi um baque enorme lê-lo. Se você não se sente bem agora em ler sobre isso, não leia, mas quando se sentir bem, dê esse agrado a você mesma e conheça Rupi Kaur. Eu já quero ler os outros livros da autora.
"a questão sobre escrever é que não sei se vou acabar me curando ou me destruindo"
*Contém conteúdo sexual, gatilhos, estupro, violência e assédio
Olá,
ResponderExcluirEu amo o trabalho da Rupi.
Acho que é meio difícil pra uma mulher não se identificar com sua palavras.
Ela é maravilhosa.
até mais,
Nana - Canto Cultzíneo
Exato e são palavras lindas <3
ExcluirOi, Clarissa!
ResponderExcluirEu me surpreendi muito com esse livro.
Me senti indignada em vários momentos dessa leitura e senti meu coração apertar em vários outros. É uma leitura ótima e que surpreende ao longo das páginas. Valeu muito a pena a leitura!
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Simmmm. O coração aperta e dói, mas é necessário demais né?
ExcluirOi, Clarissa
ResponderExcluirEu já ouvi falar muito desse livro e quero muito ler, mas ainda não tive essa oportunidade. Acho que a leitura de alguma forma é empoderadora para nós mulheres já que passamos por cada situação lamentável hoje em dia.
Beijos
http://www.suddenlythings.com
Espero que tu consiga ler em breve. É importante demais, Rupi é incrível demais!
ExcluirOi Clarissa! Eu já tinha visto resenhas sobre esses poemas e achei a proposta bem interessante,aos interessante ainda é o seu aviso! Realmente acho melhor esperar outro momento pra conferir!
ResponderExcluirBjs, Mi
http://www.oquetemnanossaestante.com.br/?m=1
Sim sim, estar preparado pra ler Rupi Kaur é indispensável!!
ExcluirEste livro está guardado na minha estante só esperando para ser lido, e eu também estou louca para ler!
ResponderExcluirwww.estante450.blogspot.com.br
Quero muito ter ele na minha estante! É daqueles que é bom sempre dar uma relida sabe?
ExcluirEu vi várias pessoas indicando e eu me interesso bastante, mas confesso que sempre tenho muito medo de ler livros que trazem temáticas mais pesadas, rs. Fico com medo do bloqueio literário. Os Delírios Literários de Lex
ResponderExcluirÉ importante estar bem preparada mesmo, Aléxia. Não acho que ele cause bloqueio literário, mas é bem forte e cheio de verdades também!
ExcluirEu amei esse livro!
ResponderExcluirhttps://submersa-em-palavras.blogspot.com/
É ótimo né? Também amei muito <3
Excluir