A gente pode e DEVE falar de dinheiro! (Me Poupe, Nathalia Arcuri)

   Quando comecei o Milagre da Manhã, resolvi que a leitura que eu começaria o dia precisava me motivar e não havia momento melhor pra ler Me Poupe! do que aquele. Eu, que nunca tinha pensado em como gasto meu dinheiro, passei dias tendo algumas aulinhas com a Nathalia Arcuri sobre o que devemos fazer ou não se queremos investir, economizar e aproveitar e que pensar em dinheiro não é errado!


Me Poupe
Nathalia Arcuri
Editora: Sextante
Ano: 2018
Páginas: 176
Sinopse: Ela começou a poupar aos 8 anos, de olho no carro que teria aos 18. Com 24, comprou seu primeiro apartamento à vista e ainda bancou todas as obras de acabamento. Aos 30, pediu demissão do emprego dos sonhos e montou o próprio negócio, um canal no YouTube. Tinha 32 quando conquistou o primeiro milhão de reais – e também o primeiro milhão de inscritos. Aos 35, pretende ter pelo menos 5 milhões (bem) investidos, garantia de independência financeira, ou seja: só trabalhará se quiser, no que quiser e quanto quiser. A história da jornalista e youtuber Nathalia Arcuri é ao mesmo tempo inspiradora, divertida e instrutiva. Dona de uma inteligência financeira extraordinária, lapidada com cursos de especialização e coachings, Nathalia começou a compartilhar suas táticas para poupar e investir primeiro no blog poupecomSara, em 2014. No ano seguinte, valendo-se de sua familiaridade com as câmeras – foi repórter e apresentadora no SBT e na Rede Record –, lançou o Me Poupe! no YouTube, inaugurando o conceito de entretenimento financeiro. Neste livro, pela primeira vez, Nathalia explora as causas da dinheiro fobia, um mal identificado por ela que corrói o relacionamento das pessoas com o dinheiro.


   Acho que já deu pra perceber que ando lendo bastante livros de motivação. Os tão odiados livros de autoajuda. Eu mesma fui uma daquelas pessoas que abominavam a existência de livros assim, já que não acrescentavam em nada mesmo na leitura de alguém. Foi aí que me descobri como uma pessoa que ama ler relatos de sucesso das outras e que faz disso o próprio gás para o meu próprio sucesso. Isso vai além de autoajuda e chega ao nível de autoconhecimento. Hoje, acredito que se alguém passou por algo que ensinou alguma coisa que possa acrescentar na minha vida sem eu ter que passar por aquilo, já me motiva. 

"Temos sonhos que se tornarão realidade quando juntarmos dinheiro. Mas escondemos esse assunto debaixo do tapete,como se ele fosse um imenso tabu."

   Depois de A sutil arte de ligar o foda-se, O Milagre da Manhã e Estúpida, eu?, resolvi conhecer um pouco sobre dinheiro. Eu cresci em uma casa em que falar de dinheiro não é sinônimo de soberba e sim de inteligência. Vivemos em um mundo capitalista e eu cresci com a ideia de poupar para conseguir o que quero, passada pelos meus pais. Até hoje continuo fazendo o que fazia quando criança, com minha caixinha de dinheiro. O problema é chegar aos quase 20 sem ter ideia do que estou nas mãos segurando, como se realizasse meus sonhos - e pode realizar sim!

"Ué? Não vivemos em um país capitalista? Por que não podemos falar abertamente sobre dinheiro? Por que não podemos aprender a nos relacionar com o dinheiro de maneira que ele trabalhe para nós?"

   Nathalia Arcuri é simples e direta. Fala na cara mesmo e de uma forma que até vovó entenderia algumas partes chatíssimas de lidar com o dinheiro. Nesse livro, poupar é a palavra chave e ser mão de vaca é o sobrenome da Nathalia, que nem liga, pois né enquanto somos mão de vaca economizando para algo que realmente importa, quem não é se enche de dívidas por querer tudo que vê pela frente. Me Poupe! ensina sobre consciência monetária, como investir, como parar de gastar e gastar apenas no que precisamos. 

   O mais legal é que ela ensina tudo isso de forma prática, fazendo a gente usar nosso próprio dinheiro pra refletir sobre nossos investimentos. O que mais me deixou pasma na leitura foram exemplos da Nathalia que me pegaram de jeito. Ela me fez fazer uma conta desgraçada de quantas horas eu trabalho por dia para conseguir R$100, que podem ser desperdiçados em uma passada de cartão com algo que eu nem preciso. Olha, haja coragem de ler muitas verdades nesse livro. 

"Lembre-se: gratidão é um dos passos para ter mais dinheiro."

   Mas, principalmente, senti motivação. Nathalia conta o que ela conseguiu com muito esforço e investimentos (ela explica os tipos e como investir!) e nos dá a certeza de que todos nós somos capazes de conseguirmos aquele sonho, seja ele material, como casa, carro, apartamento, como uma grande viagem por aí afora com disciplina. Era o que eu estava mesmo precisando quando começava minhas manhãs: levantar motivada para cumprir meus objetivos e subir mais degraus até o meu sonho.

"Se você tiver que sacrificar sua vida no presente para poupar para a sua vida no futuro, tem alguma coisa errada."

Comentários

  1. Oi, Clarissa
    Eu não sou fã de livros motivacionais, de auto-ajuda e nada nesse sentido. Eu acho uma grande perda de tempo, apesar deu querer escrever um livro assim (não faz o menor sentido, mas é haha). Eu acho legal que os autores conversam com a gente nesse tipo de obra, mas sendo bem sincera, não são ensinamentos que eu me vejo pregando na minha vida, por isso acho que seria uma perda de tempo ler um livro assim.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarissa, tudo bem? Desde o lançamento desse livro eu fiquei interessada, achei interessante a forma como ela fala de dinheiro, de uma maneira que qualquer um consegue entender, sem complicações! Ainda vou comprar o meu exemplar e conferir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Adoro o canal da Nathalia, ela é super engraçada e fala de finanças de uma maneira fácil e divertida. Tenho certeza que é um livro incrível, mas sendo sincera... É o tipo de assunto que eu só consigo gostar se for em vídeo (e no caso, se for da Nathalia haha), não curto ler livros desse tipo (assim como a Miriã, no comentário acima), acho cansativo, seilá.
    Mas adorei a sua resenha =D

    ResponderExcluir
  4. Adoro o canal dela mas não tenho vontade de ler o livro, acho que não vai ter nada de novo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!