Lola, o youtube e os 13 segundos (quase) intermináveis (13 segundos, Bel Rodrigues)

   Sou uma grande fã da booktuber Bel Rodrigues e dos livros de suspense e histórias reais que ela indica. Devo muito do meu amor ao gênero à ela, que me apresentou a obras incríveis. Dessa vez, foi a vez de conhecer a escrita dela, com seu primeiro livro e olha, talvez eu tenha ido com muitas expectativas, mas no fim acabei gostando bastante. 


13 Segundos
Bel Rodrigues
Editora: Galera Record
Ano: 2018
Páginas: 304
Classificação etária: +16 anos
Adicione no Skoob - Compre aqui: Saraiva  Amazon  Kindle
Sinopse: O fim de um relacionamento é sempre um período difícil, mas isso se intensifica quando você está no último ano do colegial e precisa decidir o que será do seu futuro. Lola sabe que a decisão foi o melhor para os dois, mas aquela saudade de alguém que estava sempre presente é inevitável. Agora, tudo que Lola quer é deixar isso para trás e focar em pôr a vida em ordem novamente, se redescobrindo após um relacionamento que exigiu tanto dela e reavaliando suas prioridades: estudo, amigos, família e o canto, sua maior paixão. Com o corte do coral das atividades extras, a garota finalmente decide ouvir seus amigos e resolve criar um canal no YouTube para postar alguns covers, nada mais do que um hobby para substituir seu tão amado coral. Focada em não se relacionar seriamente e aproveitar as festas do último ano, tudo parece se alinhar quando Lola conhece John, um intercambista que busca exatamente o mesmo que ela: se divertir e criar memórias inesquecíveis. Quanto mais as coisas mudam, mais a garota percebe como perdera seu tempo tentando salvar um relacionamento que já estava naufragado, e como agora ela se sentia genuinamente feliz com as pessoas incríveis à volta e seu grande hobby se tornando cada vez mais influente. Entre conselhos sinceros, noites quentes e provas do Ensino Médio, a única coisa que Lola não poderia prever era o quão rápido tudo poderia desmoronar. Em treze segundos, especificamente.
*Exemplar cedido em parceria com a editora


   Lola é uma estudante do Ensino Médio que acabou de terminar um relacionamento abusivo e queria se sentir bem. Depois do término, Lola começa a ver o que realmente importa pra ela e a focar no futuro e em decisões que mudarão sua vida. Enquanto isso, acaba conhecendo John, um intercambista do Canadá, que está estudando na sua escola. Entre idas e vindas, Lola acaba encontrando felicidade apenas em estar com quem gosta e com suas grandes paixões: a música e seu sonho de ser cantora. Depois de criar um canal no Youtube, a vida de Lola desmorona em 13 míseros segundos. 



   Acho que desde o início vi 13 segundos como um livro meio fanfic. Digo isso porque antes mesmo de me render à literatura estrangeira, minha leitura era basicamente constituída de fanfics com a mesma narrativa desse livro, sabe? Uma estudante de Ensino Médio com uma vida perfeita, amigos perfeitos, festas o tempo todo, pais perfeitos, irmãos perfeitos e se tiver algum problema é bem white girl problem mesmo. As fanfics eram assim mesmo e 13 segundos se mostrou exatamente igual no começo. 


"MEU DEUS DO CÉU! É ELE. É ELE? Não! Gente, não pode ser o cara que eu nem ao menos sei o nome, mas já vi pelado. Socorro!"

   Fiquei até desanimada quando percebi isso. Achei que ia ter uma pegada mais real, mas difícil quando a protagonista está em Curitiba, mas não consigo imaginar nada que acontece na vida dela acontecendo de verdade. Inclusive, de todas as minhas amigas da escola, creio que nunca ouvi falar de uma que tivesse a vida perfeita da Lola. As coisas começaram a mudar quando Lola se envolve com John, o intercambista. 


   Continua meio fanfic, mas a partir daí eu já comecei a sentir um apreço enorme pelos personagens e esqueci minha indignação inicial haha. Eu já estava devorando as páginas e com nostalgia das fanfics que eu lia aos 13/14 anos, com uma pitada de erotismo - que pode ter certeza que tem nesse livro, viu? E quando o clímax do livro chega (quase no fim!!) a gente não ta preparado. O tema que a Bel coloca em 13 segundos é bem forte e eu já vi algumas pessoas passando por isso. O mais interessante é poder ver o ponto de vista de quem sofre com isso. Não posso falar ou perde a graça, mas achei importante demais a temática estar no livro e por ele ser lido por muitos adolescentes, imagino que sirva também de lição e motivação. 


"Esse livro é para as mulheres que foram tratadas como criminosas simplesmente por serem mulheres num país que trata o sexo desinibido como o maior dos atos pecaminosos"

     Além disso, tem amizade, romance, família, sonhos e muita coragem. Lola certamente foi uma personagem muito forte. Claro que tenho algumas ressalvas com o final e o destino da Lola, mas isso aí deixo pra cada um ter sua própria opinião sobre. Devorei esse livro e com certeza fiquei com gostinho de quero mais quando do nada virei a página e lá estava a nota da autora!

   

Comentários

  1. Olá, Clarissa.
    Acho que esse é um livro que eu não leria. Se você que é fã dela achou ele meio fraco, acho que eu que não gosto do gênero não vou gostar mesmo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, mas acho que vale super ler pra conhecer também hahaha

      Excluir
  2. Olá!
    Também sou muito fã da Bel e quero muito ler o livro dela mas ate agora ainda não consegui. Espero mudar isso rapidamente
    Beijos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia a Bel, mas já quero começar a acompanha-la, afinal, ela dá dicas do gênero que eu mais gosto.
    Gostei da premissa do livro, eu nunca li uma fanfic, então pra mim, seria uma novidade. E vou te contar que quem mora em Curitiba não tem uma vida perfeita não hein... HAHAHAHA.
    Beijo! Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAH então é uma ótima oportunidade de você conhecer o estilo de leitura super fanfic!

      Excluir
  4. Olá!
    Eu até que gostei do livro, sabe?
    Acho que essa era a proposta para não chocar muita gente, até pq é o livro de estreia da Bel, ela teve que ir com mais cuidado.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei bem dividida lendo sua resenha hahaha por um lado não tenho paciência para ler livros onde os personagens levam essa vida perfeita, mas por outra fiquei muito curiosa para entender esse lance dos 13 segundos!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dá pra arriscar pelo menos pra saber mais sobre o climax da história, que vale super a pena!

      Excluir
  6. Amei sua resenha, confesso que me desanimei quando você disse que esperava mais dele e ficou desacreditada no início. Mas acho que apesar de tudo, vale a pena a leitura, porque o contexto da história é bem interessante!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!