Por que ando lendo mais e-book que livros físicos?



   Em um dos últimos post do blog falei sobre os livros que li mês passado e acabei me impressionando com a quantidade de e-books que li em relação aos físicos. Foram 5 e-books e 3 livros físicos e até aquele momento não tinha percebido que tinha ultrapassado os famosos livros físicos, sério. Fiquei bem chocada porque sempre fui dessas que não consegue de jeito nenhum trocar um livro físico lindo, com cheirinho, com várias páginas amarelas e ainda por cima que deixa o ambiente mais colorido. Como alguém prefere um livro digital, só letras e letras ao invés de tantos prós que os físicos trazem?

   Foi aí que eu parei pra refletir. Por que estou lendo tantos livros no Kindle, for God's sake? E aqui vai uma lista dos prós e contras que encontrei no Kindle, da Amazon e provavelmente ajudaram a aumentar meu vício nos e-books.

Prós do Kindle



  • Leve
  • Prático
  • Posso ler deitada, sentada, em pé, de qualquer forma
  • Passo as páginas com um toque na lateral direita
  • Posso rapidamente trocar de livros apenas com toques, sem me levantar e buscar
  • Posso marcar qualquer frase e depois acessá-las também rapidamente
  • Nem parece que está na minha bolsa quando levo pros lugares
  • E-books mais baratos ou de graça
  • Livros em inglês como dicionário embutido em cada palavra e expressão da língua, explicando tudo
  • Posso ver quanto falta pra acabar o livro com porcentagem, o que equilibra meu tempo lendo
  • Bateria que dura uma eternidade
  • Dá pra ler em pouca luz se tiver luz embutida (o meu não tem)

Contras do Kindle

  • Não é um livro físico
(Desculpa, mas realmente parando pra pensar, pra mim, que me desconstruí dessa noção compulsiva de só ler com o livro nas mãos - gastando mais e mais)

Prós do livro físico


  • Estética (diagramação, cores, páginas, cheiro, beleza)
  • Dá pra exibir pra quem chegar na sua casa

Contras do livro físico


  • Pesa e faz volume na bolsa
  • Fica desconfortável pra ler deitado
  • Não dá pra ler com pouca luz
  • Leio mais devagar e dá a sensação de ler pouco por ter mais palavras nas páginas
  • Pode sujar ou molhar dependendo de onde estiver lendo
  • Pode amassar os cantos na bolsa
  • É caro, acima de R$19,90 e até R$49,90 mais ou menos
  • Pra marcar alguma frase preciso sujar o livro ou comprar post it e ficar parando a leitura pra ficar colando

   Tá explicado agora porque ando preferindo livro digital. Juro que já passou pela minha cabeça baixar a versão de livros físicos que ando empacando nos físicos, porque além de ser mais rápido, tenho a sensação de estar lendo mais e mais rápido. Muito louco isso! Sobre a mágica de ler livros físicos, bem, cheguei em um ponto que ando economizando bem pra realizar um sonho e vejo que posso deixar de lado os caprichos de estética pra realmente gastar dinheiro em algo que eu sempre quis. Não estou deixando de ler e nem menos vou deixar de comprar físicos, mas gosto de saber que posso continuar sendo uma bookaholic sem pagar tão caro. E você? O que acha desse impasse? haha

Comentários

  1. Oi, Clarissa
    Estou lendo também mais no Kindle, só pelo fato da praticidade em levá-lo na bolsa e não pesar tanto assim. Infelizmente a diagramação e a capa são os piores no kindle, mas são coisas que abrimos mão para conseguir mais conforto né.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, diagramação no Kindle é desistir dela mesmo já que nem tem

      Excluir
  2. Oi Clarrisa. Eu tenho o meu kindle desde maio desse ano e leio 1 ou 2 livros nele por mês, acabo lendo mais livros físicos, pois estão na estante a mais tempo. Em relação às compras, tenho evitado compras de livros físicos e embarcado nos digitais, por isso a balança vai pender para os e-books em breve. Eu acho maravilhoso ler no Kindle, apesar de nada se comparar ao livro físico, mas acho que é preciso bom senso e se ele vem acompanhado de uma noção clara sobre a saúde financeira do leitor é uma fórmula ideal para continuar lendo com tranquilidade, seja no kindle ou livro físico. Para quem não abre mão do livro físico, é bacana manter uma ou outra leitura nesse formato por mês, mas embarcar nas leituras de livros digitais para aliviar o bolso.
    Ótimo post!
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Acho que vale super a pena misturar entre e-book e físico pra aliviar no bolso mesmo, foi assim que eu acostumei ahha

      Excluir
  3. "dá pra exibir pra quem chegar na sua casa" AHUSHAUHSUAHUSHAU realmente, prateleiras de livros são lindas.
    Eu prefiro ler livros digitais, leio pelo celular no aplicativo Kindle, até escrevi sobre isso lá no blog, acho muito prático ler pelo celular, além disso, eu tenho lido muito mais e ga$tando muito menos, assim como você.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, sempre deixo o livro que to lendo no Kindle no app do celular porque vai que eu esqueça do kindle?

      Excluir
  4. Esse impasse é tenso! Eu sou do time livros físicos, adoro pegar e exibir eles por aí hahaha mas carregar uma infinidade de livros na bolsa não tem preço! Eu lia no tablet, mas a cor é meio estranha e cansa os olhos... no Kindle deve ser mara *-*

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já cansei dessa de exibir hahaha to mais na praticidade mesmo!

      Excluir
  5. Também estou lendo bastante no Kindle, principalmente os livros gratuitos que encontro na Amazon, mas querendo ou não, nada substitui o livro físico <3
    Geralmente leio no Kindle e se gosto muito do conteúdo, compro a versão física para ter na coleção =D

    ResponderExcluir
  6. Tive essa mesma conversa comigo mesmo durante bastante tempo e faz algum tempo que venho me livrando desse apego pelo livro físico, eu ainda amo ver essas edições cada vez mais lindas que andam saindo por aqui e sei que certos livros não tem como passar a mesma sensação com o digital, mas por todas essa vantagens que você citou eu acabei optando pelos digitais e fazem ai alguns anos que eu simplesmente parei de comprar livros físicos. Meu maior medo era que isso iria me desestimular e que eu pararia de ler, mas pra ser sincero continuo lendo exatamente a mesma quantidade (ainda pequena) que eu lia antes, então a troca nem foi tão traumática assim...rs
    Conheci seu blog a pouco tempo e já virei fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comigo! Eu abominava os digitais e achava que nunca ia trocar um físico lindo por eles, mas olha o que aconteceu! Praticidade e economia hahah.
      Obrigada!!!

      Excluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!