RESENHA: Prometida - Carina RIssi

Prometida
Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 476
Ano: 2016
Adicione no Skoob - Compre aqui
Sinopse: Elisa Clarke anda um pouco entediada. Seus dias parecem iguais e os bailes há muito deixaram de trazer algum prazer a ela. Não que seja uma surpresa, pois sempre que ela está presente os eventos se tornam um desastre! E é injusto, já que ela foi uma boa moça a vida toda. Nascida em uma das famílias mais influentes, a jovem aprendeu desde pequena a respeitar as normas sociais e se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras acabou noiva. E foi apenas um beijo, ora bolas! Um beijo com o qual Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou irrevogavelmente pelo belo e gentil jovem médico e que, como acontece nos contos de fadas, mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava. Como consequência, agora está prometida a alguém que a despreza tanto que preferiu viver em outro continente. Tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim. Mas Elisa não sabe que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir. Destinados a ficar juntos, mas separados por seus corações, eles se envolverão em uma sinuosa dança marcada por segredos, mágoas do passado, intrigas e uma arrebatadora paixão que colocará em perigo não apenas seus sentimentos, mas a vida de ambos.
 

O desespero para ler o penúltimo livro da minha lista de Carina Rissi foi grande. Sou apaixonada pela autora e a considero minha favorita do Brasil, então seria de maior orgulho terminar de ler todos os livros dela. Só faltava Prometida e seu recente lançamento Menina Veneno. Em Prometida já posso dar um checked, pois passei o sábado agarrada no livro e não conseguia soltar por nada. Sei que isso é clássico da Carina e eu a admiro demais por conseguir me deixar em uma ressaca literária daquelas! 

“Quanto a mim? Ah, eu bordava muito bem, pintava demais - a ponto de já não sentir prazer algum em me sentar diante da tela - e lia. Lia tanto que me flagrei pensando em qual dos mundos eu passava mais tempo: o era ou o imaginário.” 

      Em Prometida, Carina Rissi conta a história de Elisa Clarke, irmã de Ian Clarke, par de Sofia Alonzo na sua série de maior sucesso Perdida. Sempre fui louca pela Elisa, então quando soube desse mini spin-off, já sabia que iria gostar bastante. Elisa Clarke fora prometida à Lucas Guimarães na noite de seu aniversário de 15 anos simplesmente por causa de um beijo. Por obrigação, Lucas teve de confirmar o casamento, mas sem deixar seus sonhos de se tornar um médico morrerem. E aí que ele viaja para Europa por 3 anos, logo após o pedido de casamento. Elisa já não sabe o que será de sua vida quando ele voltar. Ela ainda estará prometida à ele?

“Houve um tempo em que meu coração teve tanta certeza de que Lucas era a pessoa à qual eu estava destinada, aquela que traria cor e alegria a minha vida pálida, que chegava a doer.”

       Eu não me lembrava da história de Elisa. Eu sabia que existia o Lucas, o amigo dela que ela sempre foi apaixonada e se correspondia por cartas, mas faz tanto tempo que li algum livro da série Perdida, que nem lembrava mais como se desenrolou a história dos dois. Bem, agradeço por Carina pensar nas leitoras esquecidas e contar por meio de flashbacks TUDO que aconteceu na vida de Elisa antes, durante e depois do pedido de casamento inusitado de Lucas Guimarães. 


“Mas eu não entreguei meu coração a outro, eu quis dizer. Ele sempre foi seu. Até quando eu não quis que fosse.”

       Engraçado que depois de ler Prometida, tudo se encaixou. Como se mesmo após saber a história completa de Sofia e Ian, ainda precisássemos da versão da Elisa para consumar (eu fico usando palavras assim depois de ler muito Carina Rissi, pois é) toda a narrativa. Não quero dar spoilers de nenhum dos livros da série, portanto não vou me deter em detalhes. 

        Inicialmente, confesso que não consegui ver muito Elisa como a protagonista. Não que ela não fosse capaz, mas ela sempre fora uma menininha frágil quando era retratada na série Perdida. Era fora da minha capacidade mental imaginar Elisa agora como uma mulher e tendo sido cortejada aos 15 anos, por conta de um beijo. 



“Nunca procurei notoriedade. Jamais desejei fama ou ambicionei reconhecimento. Tudo que eu queria era deixar algo meu no mundo, uma marca que provasse minha existência, que lhe desse sentido” 

     Tive raiva de Elisa, Lucas e até de Ian e Sofia, de novo. Acho que cada personagem conseguiu ser um pouco burro e, como todo romance de Carina, não conseguiam enxergar o que estavam fazendo para o outro. Elisa fazia merdas para poupar Lucas do sofrimento, já ele fazia Elisa sofrer e não entender o porquê de ele não a entender. Foi esse lenga lenga por todo o livro e enrolação tem hora pra acabar né? É quando Carina atira os clímax do livro. Os, sim. A própria deixa claro no livro que, por mais que pareça que tudo vai ficar bem, ainda não vai não, sua tonta. E aí eu viro paginas e mais páginas com certa violência enquanto meu queixo está escancarado. Não sei se vocês já passaram por essa experiência de ler algo chocante, parar a leitura, abraçar o livro e sussurrar “ai meu Deus, aí meu Deus”. Pois é. Carina, tu és maravilhosa! 



      Por fim, amei demais a simplicidade de Elisa. Não quero desapontar meu OTP (Sofia e Ian), mas meu casal do momento é Elisa e Lucas! Não pensei que me apaixonada pelo Lucas, aliás. Ele é um porre em 2/3 do livro, mas quando descobrimos o porquê, só queremos abraçá-lo e protegê-lo de tudo que é de ruim nesse mundo e bater na Sofia. Ops, sem spoiler! 

P.S: Achei lindo demais que Carina trouxe à história temáticas como violência e trabalho infantil. Esse é um assunto muito delicado pra mim e eu me emocionei ao conhecer Samuel, a preciosidade desse livro. Também gostei que Carina usou informações reais de cientistas que descobriram que as doenças podem sim ser causadas por micro-organismos e que eles estão presentes no ar, e de acordo com a experiência de Pasteur, a do recipiente meio em forma de cisne que ele quebrava e via que um se mantida igual e outro cheio de bichinhos, a ciência no século XVIII ia mudar demais graças as contribuições de cientistas citados na história e do próprio Lucas Guimarães. 

Comentários

  1. Ai, ela fala de doenças e microrganismos, só por esse paragrafozinho do fim já quero ler o livro todo <3 Comprei um da Carina Risse, de tanto que ouvi tu falar aqui, mas não li ainda, estou super ansiosa! As histórias todas parecem maravilhosas <3

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo como a Carina tras tematicas tão legais nos livros dela hahha.
      HAHAHHAHA eu super influenciadora digital!! Já estou ansiosa pra saber o que achou!

      Beijoss

      Excluir
  2. Amazing review darling, so nice and interesting book, i really like it! Lovely!

    New post is on my blog! Visit me, Maleficent

    ResponderExcluir
  3. Oi, Clarissa!
    Eu demorei para pegar o ritmo desse livro. Achei o começo meio parado e não estava conseguindo me conectar com os personagens. Mas quando o negócio andou, menina... Amei! <3
    Adoro quando o casal fica nessa de gato e rato, fingindo que se odeiam, mas se amam! Então nem preciso falar que adorei, né?!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Não achei que demorei tanto não. HAHAHHAHA eu não curto muito mas confesso que fico roendo minhas unhas de ansiedade!

      Beijos!

      Excluir
  4. É a primeira vez que vejo sobre esse livro e super me envolvi com a história. Obrigada por compartilhar! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Clary!
    Adorei a resenha e depois de ler a sua resenha, acho que não preciso de mais nada para saber que tenho que ler esse livro. Sempre fiquei protelando sobre as histórias e tudo mas...
    Mas agora vejo que além de um ótimo enredo, a Carina criou personagens maravilhosos.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, tu precisa ler, Alice!
      A Carina é maravilhosa em tudo que escreve MESMO. Acho difícil eu não gostar de algo que ela lançou hahhaa

      Beijos!!

      Excluir
  6. Oi, Clarissa.
    Eu gosto muito da Carina também mas ainda falta alguns livros dela pra ler, isso porque acho tudo muito caro, inclusive os dela que são um roubo, mas fora isso, pretendo terminar essa série, e estava até pensando em reler Perdida porque não lembrava de quase ninguém mas ao saber que a autora ajuda a relembrar a história pra mim fica mais fácil de começar Prometida.
    beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão caros porque ela é a autora que mais vende no país, óbvio que iriam se aproveitar disso né? Mas não deixo de comprar também, esse comprei na promoção e saiu por 15 reais só!

      Beijos

      Excluir
  7. Nunca li nada da autora mas tenho curiosidade, tenho a série da Perdida em ebook, na minha lista de espera =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Perdida! É a coisa mais linda e você vai amar, com certeza! <3

      Excluir
  8. Oi Clarissa, eu amei Prometida e mesmo gostando muito da Sofia e Ian, Elisa e Lucas se tornaram meu casal preferido! Eu amei o livro, devorei rapidinho <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim! Aconteceu o mesmo comigo, Mi! Elisa e Lucas me fizeram conectar total com a história <3

      Beijoss

      Excluir
  9. Gostei da sua resenha, ainda não li nenhum livro dessa autora mas já vi algumas resenhas que me deixaram bem interessada na leitura, inclusive essa. Vou anotar essa dica, obrigada :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anote! Carina Rissi é a rainha do meu coração e não me desaponta nunca hahaha

      Excluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!