RESENHA: A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães

A Escrava Isaura
Bernardo Guimarães
Editora: Ática
Páginas: 152
Ano: 1998
Adicione no Skoob - Compre aqui
Sinopse: Revoltada com sua condição de escrava, Isaura luta pela liberdade. Mas o amo traiçoeiro e cruel não se dispõe a abrir mão daquela que é objeto de seus desejos, preferindo matá-la a perdê-la. Nas aventuras de Isaura para escapar do cativeiro, Bernardo Guimarães apresenta de modo comovente a situação do escravo no Brasil, às vésperas da abolição.
 



    Estou imensamente feliz em finalmente poder resenhar um livro da Literatura Brasileira! A Escrava Isaura está na estante da casa do meus pais desde antes de eu nascer e eu sempre tive vontade de ler, mas quando era hora, achei chato. Sim, era horrível ser obrigada a ler uns clássicos da literatura aos 14 anos de idade. Naquela época eu não entendia muitos dizeres, a linguagem sempre pareceu muito rebuscada pra mim e acabei condenando muito esses livros. Acabou que, aos 18 anos de idade, resolvi dar uma chance com A Escrava Isaura. Devo dizer que, ao contrário do que eu pensava, o livro NÃO é díficil de ler, a linguagem é sim do século XX, mas as palavras especificas da época eu já conheço, já que leio Carina Rissi e Julia Quinn, que escrevem romances de época ambientados em 1800 e pouco. 

"- Mulatinha, disse, - tu não fazes ideia de quanto és feiticeira. Minha irmã tem razão; é pena, que uma menina assim tão linda não seja mais que uma escrava. Se tivesses nascido livre, serias incontestavelmente a rainha dos salões."
  
       
     Isaura é uma escrava branca e incrivelmente linda, o que chamava a atenção de todos os homens. Ela sempre teve seus privilégios dados pela ex senhora da casa: cuidava da casa, mas sabia falar com perfeição, cantava e tocava piano. Era certo que Isaura seria liberta, mas quando o senhor da casa morre e deixa tudo nas mãos do filho, Leôncio, apaixonado por Isaura, ele dificulta ainda mais o processo de libertação da escrava. Leôncio quer Isaura de qualquer jeito e ameaça sua vida em troca de ser seu amante. Isaura e seu pai planejam uma fuga e acabam encontrando o único jeito de libertar Isaura: o amor de Álvaro. 




      Eu não sabia que a história de Isaura era assim. Jurava que era sobre uma escrava que sofria nas mãos de seu dono, mas, muito pelo contrário, Isaura era querida pelo dono, que chegava a chamá-la de deusa. Isaura é decidida e sabe que por nada no mundo aceitaria ser amante de Leôncio, preferia ser acorrentada e morta a aceitar isso. É aí que o pai dela planeja uma fuga para o meu amado Recife, e lá ela tem que fingir ser da alta sociedade e acaba se apaixonando cegamente pelo rico e hoonesto Àlvaro.

"É um crime que cometo, envolvendo-me no meio de tão luzida sociedade; é uma traição, meu pai."

     A Escrava Isaura é sim um romance, mas o primeiro e único que li que o casal nunca ao menos se abraçou. Achei diferente e até gostei de cada parte do romancezinho de Isaura e Álvaro. É tão puro e fantasioso. As coisas aconteciam assim mesmo em 1814? Nos romances de época da Julia Quinn o negócio é mais diferente com os patifes haha. Quanto ao livro em si, gostei bastante. Demorei para terminar e a resenha atrasou, mas devo isso ao fato de ser meu primeiro livro da literatura brasileira, e não vou simplesmente conseguir devorá-lo como faço com um romance young adult. Também achei a história meio sem muitos acontecimentos e detalhes, o livro é bem curto. Mas de certeza irei ler muuitos livros da nossa literatura por aqui, inclusive dessa lista de 100 Livros da Literatura Brasileira Essenciais Para Ler! Vamos enaltecer nossa literatura!



Comentários

  1. Great book, look so interesting, must read it! Lovely review my darling.

    New post is on my blog! Hope you will visit me, Maleficent <3 *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clarissa!
    Quando você falou do casal que nem ao menos se abraça, me lembrei de Orgulho e Preconceito! Onde o casal não se beija, vivem brigando e mesmo assim é tão romântico <3 hahaha
    Eu fiquei com um pouco de trauma das leituras escolares, então passo longe desses livros que me lembram época de vestibular hahaha Quem sabe um dia, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  3. Sabe, não tenho muita vontade de ler esses clássicos, acho que é porque me lembra as leituras forçadas da escola. Mas nem fazia ideia de que a escrava não era tão mandada assim, achei que era uma história de dor e sofrimento, e não um romance. Parece legal, mas vou dizer que ainda não me despertou o interesse (Daquelas bem chatas pra literatura mais antiga haha) Arrasou na resenha :D

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li, não é algo que eu leria, gosto mais de um mistério e terror, porém reconheço que é um clássico. Ótima resenha

    ResponderExcluir
  5. adoro clássicos da literatura nacional
    esse livro é ótimo

    ResponderExcluir
  6. Eu amo clássicos mais ultimamente só tenho lido tcc! Mais amo a leitura ❤

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, como vai ? Que maravilha a escolha dessa resenha, esse classico é marvilhoso. Gostei bastante da sua resenha. beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem ?

    Amei o post e a dica de livro. A escrava isaura é uma história forte e uma ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu to apaixonada pelo seu blog, sério! Tudo muito lindo por aqui, deu vontade de ler todos os livros hahaha <3

    ResponderExcluir
  10. Que clássico maravilhoso a Escrava Isaura tem uma história maravilhosa, pois ela luta muito pela sua liberdade e luta pra se livrar do malvado Leôncio. Esse livro do Bernardo Guimarães é magnífico,é uma boa leitura, bjs.

    ResponderExcluir
  11. Um dos melhores clássicos da literatura brasileira, sou estudante de letras e sei como eles são tão importantes na nossa vida. A resenha ficou extremamente maravilhosaa!

    http://blogvinteprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu sou apaixonada por literatura nacional. Não sou de fazer resenhas de livro , tão pouco falar sobre os meus preferidos mas me animei ao conhecer sue blog .

    ResponderExcluir
  13. Ameei seu Blog - o desafio Rory Gilmore de livros me ENCANTOU!! E essa resenha? Tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Menina, eu não ando muito leitora pra ser honesta, mas que livro mais maravilhoso! Olha essa capa! Amei real, quero!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, nunca li o livro e só conhecia a história por alto, por causa da novela. Mas agora me interessei em ler.

    Fiz um post sobre 4 livros brasileiros incríveis que todo mundo deveria ler. Quem sabe a parte 2 não entra a Isaura. Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oii! Nunca li o livros, mas amei as novelas haha. Concordo com você quando falou de ler clássicos aos 14, sendo obrigatório. A gente passa a odiar, sem dar a menor ideia. Comigo aconteceu isso com Dom Casmurro. Odiei na época da escola e hoje é uma dos meus clássicos preferidos.
    Não sei se você se referiu só a clássicos quando disse que nunca leu algo da literatura nacional, mas se foi, leia livros da Carina Rissi também, ela tem livros com uma pegada de época, maravilhosos e engraçados, fora outros dela. Acho que pode ser um bom começo.
    Amei suas resenhas e as fotos maravilhosas. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Eu li esse livro quando estava no Ensino Médio! Também estava lá parado na estante hahaha.
    Curti muito a história. Aliás, tem vários livros da Literatura Brasileira que são ótimos.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Muito bom esse livro. Ao contrário do que muita gente pensa. ela, na verdade, é escrava dos seus sentimentos, por estar sufocada dentro de uma família que a menosprezava. Isaura era um entrave. Apesar dos exageros tipicos do romantismo, é um excelente livro.

    ResponderExcluir
  19. Eu simplesmente amo a novela (produzida pela Record porque não assisti a da Globo) e sempre tive vontade ler o livro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!