RESENHA: Isla e o Final Feliz - Stephanie Perkins

Isla e o Final Feliz
Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 304
Adicione no Skoob - Compre aqui
Sinopse: Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes. Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais.



        Acho que sempre quis ler esse livro, já que ele faz parte da coleção de livros da Stephanie Perkins, que é bem díficil de ser explicada, mas são três livros interligados: Anna e o Beijo Francês, Lola e o Garoto da Casa ao Lado e Isla e o Final Feliz, formando a série Anna, Lola e Isla. Li os outros dois livros e gostei bastante, mas desse terceiro eu tinha expectativas altíssimas, já que amo a França e o livro se passa lá. 

"Josh está bem atrás de mim e, quando viro a cabeça para responder, ele sorri (está flertando comigo, sem dúvida) e agora não sei mais qual é meu nome, em que país moro, e muito menos em qual lugar do universo estou neste exato momento."

     Isla é uma adolescente que nasceu privilegiada, filha de uma parisiense e um americano, e acaba indo fazer o Ensino Médio em uma escola de Paris, o que melhoraria suas chances de conseguir entrar para uma faculdade de prestígio. O negócio é que ela se apaixonou platonicamente por Josh, no 2º ano do Ensino Médio e não olha pra ele sem sentir borboletas no estômago. Um ano depois, numa situação desconfortável, Josh e Isla conversam e passam a ser amigos quando as aulas retornam. E é assim que Isla finalmente consegue se aproximar de Josh, porém percebe que isso não é o bastante.



     Comecei a ler com tantas expectativas, mas na primeira página me decepcionei. Isla era totalmente o que eu esperava que não fosse encontrar. Uma menina apaixonada, completamente louca por um cara que nunca falou na vida. E o resumo dos pensamentos dela eram Josh, Josh e ah, JOSH! Mas não quis desistir, continuei vendo como esse romance muito óbvio iria acontecer.

"- Isla, por que você acha que Josh não a ama?
- Porque pensei que ninguém poderia me amar.
- E por que pensou isso?
- Porque não achei que eu fosse digna do amor de alguém."


     Acho que superestimei um young adult, mas entre Anna, Lola e Isla, a última pareceu bem primeiro amor. Não que meu primeiro amor tenha sido assim, não foi. Acho que por isso que não achei lá esses livros todos, o romance era óbvio e quando tudo dá certo nesses tipos de livro, a gente espera algo dar errado. E é isso que acontece.

    A partir daí eu realmente não conseguia parar de ler, pois Isla deixa de ser a garotinha apaixonada e passa a ser mais racional e eu sou estranha porque não torcia pra Isla e Josh? Mas quando eu acho que a Isla vai jogar a bola pra frente, ela se mete mais uma vez em um dilema que não sei se posso comentar por aqui, mas gente NUNCA deixem uma paixãozinha ditar o que você deve sonhar. Achei meio forçado isso aí também.


    Reconheço que é um young adult, então é assim mesmo, por isso se eu for avaliar entre os livros do gênero, é realmente muito bom. Mostra o amadurecimento, a questão das amizades (gostei demais dessa parte!), o relacionamento com a família e as decisões do futuro. Amei ver os personagens dos dois livros anteriores (não é obrigatório ler os outros primeiros, ta? são independentes), mas é lindo por exemplo, ver que o meu casal Anna e St. Clair (do "primeiro" livro) continua apaixonante e um dos meus casais favoritos nessa literatura. Vamos reconhecer que Stephanie Perkins sabe escrever um young adult e eu sei ser chata por não suportar uma adolescente de 16 anos achando que o mundo inteiro dela é um cara, o primeiro cara.



Comentários

  1. Look so interesting.
    Have a nice day darling! ♥
    Visit: My blog ♥ Malefica!

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarissa, das três Lola é minha preferida! Infelizmente não curti nada da Isla, achei ela tão chatinha hehehe sei lá às vezes penso que a escritora mudou muito a narrativa, os dois primeiros são tão bons.... mas acontece, nem sempre a gente gosta!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exaaaaato, Isla é meio chata mesmo, mas minha fav é a Anna <3

      Excluir
  3. Oie! Li esse livro faz umas duas semanas mais ou menos (resenha já tá programada!) e dos 3 da Stephanie Perkins, foi o que achei mais sem sal. Achei a Isla também super amor platônico ain oin amo o Josh, e já tô meio cansada desse assunto hahaha O livro é bem fofinho, mas sei lá, correu tudo tão bem no início que foi ficando chato... gostei, mas não taaanto assim dele hahah também considero 3 estrelinhas.

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também achei esse o mais fraquinho. Sou COMPLETAMENTE APAIXONADA por Anna e o Beijo Francês <3
    Você já leu as coletâneas organizadas pela Stephanie? Li O Presente do Meu Grande Amor e amei!
    Beijos
    https://sophiesamiesarfati.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É LINDO NÉ? MEUS NENÉNS <3
      Ainda nãaao, sou louca pra ler!

      Beijoss

      Excluir
  5. Tenho os livros dessa autora na minha wishlist, tenho muita curiosidade com as histórias dela =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. ja ouvi falar de outros livros dessa autora e sempre tive curiosidade em ler, gostei bastante de conhecer mais esse

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora é maravilhosa, mesmo esse livro tendo me decepcionado um pouco!

      Excluir
  7. Oie,

    o livro é lindo, mas não tenho tanta paciencia pro King, nunca li por preguiça hahahahah

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Clarissa,
    Eu quase comprei esse livro por 6,00 na Amazon, mas sempre fico em dúvida.
    Não tenho grandes expectativas, confesso, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quase comprei, masss ainda bem que não comprei hahaha

      Beijos

      Excluir
  9. Hello! Tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas me parece ser meio água com açúcar.
    Obg por comentar lá no blog.
    Volte sempre !

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  10. Oi Clarissa! Tudo bom?
    Nunca li o livro, mas também nunca me interessei. Eu li um livro ano passado que era exatamente assim, a personagem só tinha o carinha na cabeça, era um saco! Mas fico triste que o livro não foi isso tudo que você esperava!

    https://sonhoinverossimil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Clarissa amei conferir suas impressões dessa leitura. Já li as histórias de Anna e Lola (e gostei muito) tenho esse livro da Isla mas ainda não li, pretendo esse ano sem falta. Oba vou voltar a França \o/ pelos olhos dessa autora maravilhosa.
    Uma pena que o livro não foi tudo que vc esperava mas que no final até te empolgou. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  12. estou procurando um livro que li algum tem atrás …
    É sobre uma garota popular do ensino médio que o namorado da faculdade termina com ela e ela acaba fazendo uma transformação em um antigo amigo( que não é mais) que faz parte de uma banda e acaba se apaixonando

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!