RESENHA: Menina Veneno - Carina Rissi

Menina Veneno
Carina Rissi
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Páginas: 192
Adicione no Skoob - Compre aqui
Sinopse: Contada sob a perspectiva ferina e cheia de humor ácido de Malvina, a madrasta, essa história vai te surpreender. Da mesma autora da série best-seller Perdida. Você conhece a história de uma certa princesa que sofreu inúmeras tentativas de assassinato por sua madrasta, uma delas com uma maçã envenenada. O bem contra o mal, a indefesa donzela ameaçada pela perversa Rainha... É bonito, não é mesmo? Francamente, me embrulha o estômago só de falar dessa história da carochinha. Eu não sou uma bruxa, não sou má e eu nunca planejei matar ninguém. Por anos, fui a maior modelo do planeta, o nome mais poderoso do mundo da moda... Até o dia em que a insossa da minha enteada, Bianca, roubou a minha maior campanha. Dá pra acreditar? Bianca é tão sonsa... e tem esse arzinho azedo e avoado que me dá vontade de voar no pescoço dela... Eu sei, parece mesmo que eu fiz tudo o que a imprensa me acusa de ter feito. Mas não foi bem assim. Senta aqui e me ouça até o fim. Depois me diga se acha mesmo que mereço o título de Rainha Má... Talvez só Rainha seja muito melhor.


     Como sou muito fã da Carina Rissi, assim que esse livro foi lançado (ano passado), fiquei completamente louca para comprar e vinha até com um espelho de brinde, a coisa mais fofa. Hoje, agradeço mil vezes por não ter gastado meu dinheiro com ele. A leitura não funcionou para mim e eu nem acredito que foi a Carina que escreveu esse livro. Ao contrário de todos os outros livros dela, esse não me prendeu nem por uma frase dita. Senti ódio e desgosto pela protagonista e essa resenha é apenas a minha opinião.

"Ela não é a mulher mais linda e perfeita que você viu na vida? Eu concordo. E tenho a grata satisfação de vê-la todos os dias, quando me olho no espelho."

     Esse livro é uma releitura do conto da Branca de Neve, onde a madrasta má seria injustiçadamente vista pela sociedade como a vilã da história. Malvina Neves, uma modelo brasileira famosa, conta para o leitor de forma informal como sua trajetória foi contada de forma errada e, por isso, a julgaríamos como má. Bianca Neves é sua enteada e, após a morte de seu marido Henrique Neves, Malvina acaba ficando com a guarda de Bianca, o que acaba sendo sua ruína. 

    Quando comecei esse livro, tive muitas expectativas. Primeiro porque gosto bastante da ideia de uma releitura assim de um clássico e segundo porque essa é uma extensão do conto de Carina Rissi no Livro dos Vilões, o que significa que as pessoas gostaram tanto de Malvina Neves que pediram um livro só dela. Mas nem tudo foi flores. Na verdade, comecei o livro estranhando o fato de a protagonista ser tão chata. Não a desprezei por ser uma vilã (até gosto de vilões), mas simplesmente peguei ranço da mulher. Abomino pessoas sem nenhuma empatia pelo próximo e cheias de si e essa é a definição exata de Malvina Neves. Apesar do ódio inicial, gostei da narração ser diferente e a diagramação é linda demais (mesmo eu tendo lido em formato digital).

"Ainda não conseguia acreditar. Como aqueles idiotas puderam pensar em um absurdo desses? Bianca não tinha a metade da minha beleza, do meu carisma, do meu talento!"

    Logo quando começamos a nos envolver com a trama, percebemos sim as semelhanças com o clássico Branca de Neve, mas a tentativa de Carina de "modernizar" o conto não colou. Tentei ver pelo lado da crítica social em relação à celebrificação (que aparece bastante no livro), mas nem assim consegui ler com vontade. Não queria abandonar um livro assim, então fui até o fim. Carina Rissi, eu ainda te amo. 

    O negócio é que quando eu comecei a sentir 1% de empatia pela Malvina e até pela Bianca Neves, acontece uma reviravolta total na história e eu achei um puro absurdo. O final não foi surpreendente, apenas justo e sem graça. Procurei resenhas no Skoob desse livro e me sinto aliviada por não ser a única a considerar Menina Veneno uma das piores leituras da minha vida. 

Comentários

  1. So nice and interesting, like it! Great review.

    Have a nice weekend!♥
    New post is on my blog, Maleficent

    ResponderExcluir
  2. Oie,

    Poxa que pena o livro não ser o que você esperava. É um conto que tenho vontade de conferir.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, eu esperava muito do livro e acabei me decepcionando :/

      Excluir
  3. Oii Clarissa! Tudo bom?
    Eu vou te confessar que o único livro da Carina Rissi que li foi "procura-se um marido" e eu não gostei muito, apesar de ter lido até o final. Aí eu decidi dar uma segunda chance pra autora e ler "Perdida" e acabei por abandonando-o. Acho que não é pra ser :/ Mesmo assim é uma pena que o livro tenha te decepcionado, quando essas coisas acontece é muito chato realmente.

    https://sonhoinverossimil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, uma pena que você não se adaptou a escrita da Carina. Eu acho ela bem maravilhosa!!

      Beijoss

      Excluir
  4. Oi Clarissa, tudo bom?
    Eu desisti dos livros da Carina depois de Mentira Perfeita porque cansei da fórmula repetitiva que ela usa em toda santa narrativa. Acho que desse, então, nem vou considerar chegar perto.
    Que pena ter se decepcionado com a leitura :/

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, não percebo fórmula repetitiva, mas entendo seu lado. Esse livro realmente não foi dos melhores...

      Beijoss

      Excluir
  5. Sempre tive curiosidade sobre esse livro! Uma pena não ser o que você esperava!

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  6. Oi Clarissa,
    Depois de 'Destinado', eu fiquei um pouco desanimada com a Carina Rissi.
    Não sei, acho que 'Menina Veneno' não funcionaria para mim também.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros livros dela ainda são os melhores pra mim!

      Beijos

      Excluir
  7. Helloo, Clarissa! Tudo numa nice?!
    Primeira vez aqui no seu blog. Muito lindeza :)
    Então, eu já li alguns livros da autora, mas de uns tempos para cá deixei um pouco de lado esse gênero literário. Fiquei meio enjoada de chick lit e parei. Uma pena que esse livro não tenha dado certo para você. É sempre triste quando desgostamos uma obra de nossa autora preferida.
    Enfim, não acho que esse livro seja para mim de qualquer forma. Parabéns pela sinceridade.
    Beijin...
    Alana Gabriela | Books and Stuff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alana. Seja bem vinda hahhaa
      Entendo, acho que se não é pra a gente, temos que procurar o que gostamos de ler e não perder tempo haha

      Beijoss

      Excluir
  8. Oi, Clarissa!
    Nossa, que bad que o livro não funcionou pra você... eu até estou com receio porque AMO a Carina, mas esse livro desde o começo não me chamou atenção.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu medo sempre foi ler algo de alguma autora que amo e essa obra não fazer meu estilo e isso aconteceu :(

      Beijos

      Excluir
  9. Olá clarissa, que pena que não gostou do livro, imagino a decepção principalmente por gostar da autora e ter criado muitas expectativas. Eu ainda não li nenhum livro dela, mas estava querendo começar, mas já não começarei por este!

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, fiquei bem mal principalmente porque eu geralmente dou 5 estrelas e favorito os livros da Carina! Não comece por esse hahaha mas qualquer outro é muito bom!

      Excluir
  10. Oi Clarissa, nossa que pena, eu não curti tanto Procura-se uma marido da autora pq não senti empatia pela protagonista, mas neste eu gostei da Malvina, não gostei mesmo foi da Bianca hehehehe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Séeeerio? Achei Malvina e Bianca muito chatas hahahahha e todos os outros livros da Carina eu amo demais

      Beijos

      Excluir
  11. Nossa, eu jamais ia achar que tu ia dar só uma estrela pra um livro da Carina. Achei ela uma autora ótima, mas acho que ela deve ter dado um belo deslize nesse... talvez tenha sido pressionada pra escrever um livro sobre algum personagem que não tinha tanta " afinidade", sei lá... que droga que foi uma decepção, nem vou por na minha listinha. Ah, li "Perdida" por causa da tua indicação e ameiii!! <3

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem euuuuuu hahahahah sim sim, acho que pode ter acontecido isso, porém outras pessoas gostaram desse livro então né...
      Aaaaaaah, Perdida é a coisa mais linda <3

      Beijoss

      Excluir
  12. Olá,
    Nossa, acho que é a primeira vez que vejo uma resenha negativa da Carina. Adorei sua sinceridade, te dizer que ainda nem li o livro de contos. Espero que o próximo compense.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei até com dó de fazer, mas é meu compromisso com a verdade né? hahahha sim sim, espero que sim!

      Beijos

      Excluir
  13. Uma pena que esse livro não tenha funcionado para você!
    Espero que sua próxima leitura flua bem e que Carina Rissi venha voltar a te encantar um dia.

    Beijos.

    Ludmila Bahia . http://submundosliterarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela continua me encantando!!! Nunca vou deixar de amar a Carina hahha

      Beijoss

      Excluir
  14. Oi, Clarissa!
    Eu estou enrolando para ler esse livro por ter visto algumas resenhas negativas dele.
    Amo os livros da Carina, mas não gosto muito de releituras. Por isso, vou pensar bem antes de entrar nessa de cabeça nessa trama.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, pensa bem antes de ler, mas acho que vale a pena sim, vai que você acabe gostando!!

      Beijoss

      Excluir
  15. Oi, Clarissa. Eu acho difícil gostar de uma obra se o protagonista não nos apetece, sabe? Eu te entendo perfeitamente, apesar de achar que provavelmente terei uma opinião diferente da sua quando ler.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o conto, mas tenho aqui e o livro 'Menina veneno' até vi mas ainda não comprei.
    Gostei de saber sua opinião sincera, você mesmo sendo fã da autora soube argumentar o que te desagradou dessa vez.
    Parabéns pela leitura e pela resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!