Como aprender inglês sozinho (a)? - Parte II (Básico - Livros didáticos)



                Dando continuidade à série de posts sobre como aprender inglês sozinho, dessa vez trago outras dicas além das que citei no primeiro post da série. Quem acompanhou e viu o post anterior, descobriu algumas dicas para começar aprendendo inglês com músicas. Agora, vamos para a parte mais chata da coisa. Como eu (só) tenho 17 anos, ainda estudo e vou pra escola e isso faz com que eu tenta que "estudar pras provas de inglês. Ou pelo menos, ter que assistir as aulas e acompanhar exercícios e vocabulários no livro didático. Por mais que essa parte tenha acontecido sem eu nem perceber, aprendi regras gramaticais desse jeito e eu acredito que seja o mais viável. Como eu já faço curso de inglês há uns 2 anos e estou me formando em breve por lá, posso dizer com certeza que o foco em cursos de inglês não foram as regras gramaticais, que eu já sabia por causa do que eu vou ensinar nesse post. Como eu contei na parte I, eu aprendi inglês sozinha de 2010 à 2013 e em 2014 comecei um curso de inglês já bem avançada e perto do fim, tudo isso por causa das coisas que eu fiz para aprender e que não foram nem um pouco cansativas. Nesses anos que eu aprendi inglês sozinha, eu não me prendi apenas a ouvir músicas e fazer o que eu disse no último post, claro. Eu também usei livros como gramáticas. É bem fácil conseguir. Pode procurar na internet em pdf, pedir emprestado à alguém que ainda tenha um livro de inglês de qualquer série ou até mesmo aquelas gramáticas com exercícios em inglês. Mas vamos deixar de papo furado e vamos começar!


  • Como eu acabei de dizer, você vai precisar primeiramente de um livro de inglês. Peça emprestado ou tire a poeira de algum que você tiver por aí. 
  • O resto é bem fácil, dependendo do tipo de livro que você conseguir, é bem fácil de acompanhar. Na maioria das vezes, eles vão vir com textos simples que as palavras difíceis estarão no fim do livro em um dicionário. É uma boa forma de aprender o básico caso você ainda não esteja por dentro. Ele vai te ensinar algumas regras como o uso dos tempos verbais e até do ing (o nosso ando/endo). 
  • Se você preferir comprar um livro, tem alguns bem eficientes e baratinhos. Essa parte do post, como eu disse, eu fiz com os livros da escola. Porém, esse ano eu estou procurando melhorar meu inglês mais ainda na fluência porém também na gramática, na parte de escrever textos e tal. Então eu comprei sim uma gramática em inglês com exercícios e ela é meu xodó. Pra quem estiver interessado, eu comprei na Saraiva física na parte de gramáticas. Sempre tem um lado para as em português e aí vem as outras línguas. Dentre várias gramáticas (eu queria levar todas), eu escolhi uma da Oxford que era dividida por níveis. Ela não é tão grossa, mas tem bastante coisa. Tem o nível de iniciante, intermediário e o avançado que é o meu. A gramática tem um preço bem salgado (é Oxford né!) e foi R$ 160,00 na época. Nunca pensei que eu ia dar quase duzentos reais em uma gramática por livre e espontânea vontade. Mas vocês não tem ideia da diferença que faz na vida de quem quer aprender inglês (e sozinho).
Sugestões de livros de inglês:




Inglês Fluente em 30 Lições | R$ 78,00 | Saraiva
Inglês Fluente Em 30 Lições! vai ajudar você a se preparar para situações realistas de comunicação, melhorando sua capacidade de compreensão auditiva e tornando-o confiante ao se expressar em inglês. O livro apresenta as palavras e expressões mais usadas na comunicação do dia a dia, bem como todos os pontos gramaticais importantes explicados passo a passo de forma objetiva e clara para a aplicação prática imediata...



Inglês para falar em qualquer situação | R$ 14,90 | Saraiva
Este volume apresenta tópicos sobre trabalho, viagens e meios de transporte, eventos sociais do dia a dia, como fazer fofocas e paquerar, como comunicar-se em restaurantes e lojas.









Interchange Fourth Edition | R$ 167,00 | Saraiva
Student's Book, Level 1 builds on the foundations established in the Intro level for accurate and fluent communication, extending grammatical, lexical, and functional skills. The Student's Book contains 16 teaching units, progress checks, additional Interchange activities, and a Grammar Plus section that provides additional grammar explanations and practice. Included is a Self-study DVD-ROM that provides the full class video and extra practice with vocabulary, grammar, speaking, listening, and reading.
O Livro do Estudante, Nível 1 construído nas fundações estebelecidas no nível de introdução para uma comunicação fluente e precisa, estendendo gramática, recursos lexicais e habilidades funcionais. O Livro do Estudante contém 16 unidades com ensino, verificação de progressos, atividades Interchange adicionais, e uma sessão Grammar Plus que fornece explicações e práticas da gramática adicionais. Inclui um DVD-ROM para estudar sozinho que fornece o vídeo da aula inteira e práticas extras com vocabulário, gramática, speaking, listening e leitura. 


Oxford English Grammar Course - Basic | R$ 139,90 | Saraiva
 • Pequenas e simples explicações gramáticas, fáceis de lembrar.
 • Exemplos reais de como a gramática funciona na realidade.
 • Exercícios na internet e no livro.
 • Ilustrações coloridas e tirinhas para ver a gramática em uso.
 • Exercícios organizados em dois níveis de dificuldade.
 • Pronúncia da gramática no CD para o estudante ouvir o som das palavras.

Esse último é o primeiro livro da gramática que eu tenho e é o que eu mais indico. Não é tão caro quanto o Interchange que é com certeza o meu próximo a ser adquirido. As dicas desse post também são indispensáveis para quem quer aprender inglês sozinho. Mas espera aí, não é apenas isso. Quem por algum motivo não pode fazer essa parte II, pode aproveitar pra conferir as partes seguintes que também vou trazer mais dicas que podem ser mais acessíveis do que um livro assim. Só sei que vão ter bastante posts da série Como aprender inglês sozinho (a) e eu espero que estejam gostando hein? E que também estejam usando as dicas do último post, tem que fazer sempre viu?! Espero vocês no próximo post!

Parte I - MúsicasParte II - Livros Didáticos (você está nessa lição)Parte III - Aplicativos e sites (em breve)

Comentários

  1. Há uns tempos comecei a ler livros em inglês e adorooooo, agora só leio em inglês e é super fácil para mim :)
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Menina você é mais viciada que eu em mudar layouts haha adoro!
    E você é ótima com design, adorei.

    Ótimas dicas na segunda parte, eu fiz Letras/Inglês então, ainda tenho boa parte dos livros da faculdade e do curso que fazia por fora guardados.
    Ainda pego uns na Amazon, quando estão gratuitos.

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHHAHA esse vai ficar muito tempo porque como mudei o domínio ele é permanente agora. Pegar da Amazon também é uma ótima ideia!!

      Excluir
  3. Eu sou bem autodidata e aprendi inglês sozinha, com livros músicas e filmes.
    Achp que o principal é ter vintade de aprender.
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comigo. Quando se tem força de vontade a gente consegue tudo mesmo né?

      Excluir
  4. oi tudo bem?

    adorei as dicas, comprei recentemente uns livros de literatura
    em inglês, vou praticar o que você ensinou adorei, beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona mesmo viu? Coloca a mão na massa aí que dá certo! Beijoss <3

      Excluir
  5. Sem duvida dicas maravilhosas! Eu procuro todas essas coisas possíveis pra melhorar meu inglês. Confesso que agora meu tempo está mais escasso, mas tudo isso é importante demais!
    Excelente post!
    Estou te seguindo também
    Um beijo <3

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tem que arranjar um tempinho porque tudo isso é bem importante né? haha beijoss <3

      Excluir
  6. Muito boas as dicas, vou tentar segui-las quero muito aprender a falar inglês.

    beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funcionam muito se você souber usa-las bem haha <3 beijão!

      Excluir
  7. Quantas dicas valiosas, morro de vontade de aprender inglês, mais por minha cidade ser pequena eu iria precisar fazer aula em outra cidade próxima. Vou tentar aprender um pouco com os livros! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai é muito ruim assim. Mas dá pra aprender sozinha. A internet está aqui pra nos ajudar!

      Excluir
  8. Boas dicas. Eu aprendi na escola mesmo, mas os filmes e séries ajudaram xD
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas!
    Eu preciso urgente de aprender a falar inglês, mas sou muuuito preguiçosa. haha
    Gostei da dica de livros, vou começar por eles, além de tentar fazer fielmente um curso de inglês.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh tem que deixar de preguiça pra poder aprender haha! Beijos <3

      Excluir
  10. Olá, Clara.
    Ótimas dicas. Queria muito saber ler em inglês. Tem tantos livros bons que nunca chegam por aqui. Mas acho o cúmulo a gente estudar inglês na escola por sete anos e não aprender a falar nem a ler, só ensinam gramatica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. O ruim é esse, na escola é muito básico e mesmo assim tem muita gente que nem se importa!

      Excluir
  11. Nossa amei as dicas!
    Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
    Um beijo da Ju Margarida.
    Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça

    BLOG:
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!