Por via das dúvidas: VOTE


                 Talvez eu seja uma das únicas pessoas que realmente planejam trazer assuntos como esse para um blog. Mas eu penso que se existe alguma possibilidade de alguém ler o que eu escrevo, que isso seja usado para uma boa causa, não é mesmo? E é por isso que eu vim aqui falar sobre o dia de amanhã 2 de Outubro. O tão esperado dia das eleições municipais. Esperado para alguns, pra outros nem tanto. Em Junho desse ano, a Rádio Jornal da minha cidade criou um concurso de redação para selecionar as três melhores redações sobre o tema "A importância do primeiro voto". A primeira fase seria na escola e um aluno só passaria para a segunda que iria ser na sede da Rádio. Eu enlouqueci e coloquei na minha cabeça que iria participar. Mais pelos outros do que por mim, porque eu pensava que se participasse de um concurso e por um milagre conseguisse ganhar por mérito de algo que eu escrevi, as pessoas veriam que eu tenho algum talento para isso já que até hoje não entendem que a carreira que eu quero seguir mesmo é o Jornalismo internacional. Só tinha um problema... Eu nem sabia se iria votar esse ano por causa de frases clássicas como "todos os políticos são corruptos" e eu particularmente achava que 16/17 anos é uma idade muito precoce para participar de decisões como essa. Eu não sabia absolutamente NADA de política e resolvi dar uma pesquisada a fundo e achar petróleo. Consegui entender 1% da política e assisti vários vídeos sobre voto no Youtube. Li páginas de políticos na Wikipedia e a maioria deles nem eram brasileiros. Eu queria mesmo era comparar a nossa política com a dos outros países. Mas como eu faria uma redação sobre o primeiro voto se nem eu votaria? Depois de muito pensar eu decidi que votaria sim. O tanto de informações que eu encontrei na internet sobre o voto e os direitos dos brasileiros, descobri que há anos e acho que foi na Ditadura (ou Regime) Militar que milhares de jovens foram às ruas lutar para que consigam participar da política do país. E faz sentido. Por que não deixar que os jovens votem se somos o futuro e consequentemente veremos mudanças acontecerem sem ao menos termos participado de nada? E aí eu pensei: eu tenho que aproveitar a grande oportunidade de poder votar facultativamente antes dos 18 anos! E isso me ajudou na hora de escrever a redação. Fiz a primeira fase na escola sem muitas esperanças apesar de todos me dizerem que eu seria a escolhida e por incrível que pareça não fiquei surpresa quando fui fazer a segunda fase sozinha na sede da Rádio na minha cidade. Política não é um assunto fácil de se escrever, principalmente aos 16 anos. 
             Fiquei muito ansiosa no dia da segunda fase porque seria minha primeira vez oficial em uma rádio e na época eu cogitava o curso Rádio e TV e eu já gostava muito da ideia por ter lido um livro sobre o radiojornalismo. Escrevi novamente a mesma redação que eu havia feito na escola com algumas alterações que minha professora de redação sugeriu e torci para que minha citação do Winston Churchill tivesse sido uma boa ideia. Mas parecia mais que necessário como uma explicação da necessidade do voto mesmo antes dos 18 anos. 

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras já experimentadas" - Winston Churchill

Talvez tenha sido as minhas palavras ou as de Churchill, mas no dia da cerimônia na faculdade da minha cidade, meus dedos estava congelados de nervosismo. Principalmente quando o jornalista chamou meu nome como uma das três ganhadoras do concurso. Entre fotos e fotos e prêmios, a minha felicidade estava no fato de que alguém (uma bancada de pessoas importante incluindo juízes e professores de prestígio) viu alguma coisa significante no que eu escrevi e eu chamei a atenção para a necessidade de votar conscientemente. E é por isso que eu venho fazer a mesma coisa aqui. Eu não queria ter ganhado os prêmios, e sim ser lida e entendida e isso aconteceu com sucesso. Fiquei muito feliz claro porque foi a primeira coisa que ganhei na vida por mérito meu e ainda mais, por conta de palavras que amo tanto. 

     Procurei por toda a minha bagunça por aqui a minha redação e depois de horas consegui achá-la. Mas eu não desistiria até postá-la aqui exatamente como foi ganhadora do concurso. E por incrível que pareça, assim que fui lá pra frente receber o prêmio, eu pensei no post que faria com essa redação que me rendeu aquela pequena vitória. 

"O Brasil está atualmente passando pela pior crise política já vista na história do país. Escândalos envolvendo desvios de dinheiro público alertam a população acerca das escolhas que foram feitas nas últimas eleições e a importância que um voto carrega. Desde a década de 80, na Ditadura Militar, a luta pelos direitos e pelo fim das atrocidades remanescentes foi o momento em que os jovens mostraram que também fazem parte da sociedade. O desejo de participar das decisões políticas, parecia naquela época um grande avanço já que os jovens mostraram ter capacidade de escolher seus representantes, A partir de então, adolescentes de 16 e 17 anos já podem votar facultativamente e contribuir para a escolha de pessoas que eles acham ser os melhores representantes do povo. O grande problema acerca disso, é quando vê-se o grande desinteresse por parte da população mais jovem no meio político, Um trande número de jovens desiste da oportunidade de votar aos 16 anos por simplesmente achar que não estão preparados ou que não fazem diferença. Os direitos conquistados estão sendo desperdiçados também quando atos coronelistas como venda de votos são praticadas ou até trocas de favores. Não basta reclamar do rumo em que o país está sendo conduzido se as pessoas não se conscientizam de que elas mesmas colocam os representantes no poder. Como disse Winston Churchill, a democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras já experimentadas. Portanto é importante que o voto seja realmente um ato democrático que possa ser uma forma de renovação de candidatos para que a satisfação da população seja alcançada. Os jovens, no entanto, devem sentir o desejo de participar da vida política do país e perceber a importância que cada voto tem para a democracia representativa vigente no Brasil. É necessário que a vida pregressa de cada candidato seja analisada assim como o histórico de feitos de cada partido e suas promessas. É importante, porém, que a ética política seja praticada desde cedo nas escolas e na comunidade, mostrando a real necessidade de participar desde cedo de escolhas democráticas. Dentre os brasileiro em geral, falta haver uma conscientização por parte de cada um, pois somente uma sociedade em que cada participante vota consciente pode permanecer em constante mudança."


 E é com essa redação que eu alerto todos vocês da importância de votar. Vai ser meu primeiro voto e não votarei nulo porque eu realmente fiz o que escrevi e procurei saber sobre os candidatos. Votarei consciente e livre da opinião dos outros porque o voto é só meu assim como o seu deve ser apenas seu. Não venda seu direito de participar da vida política quando você reclama sem parar da política brasileira. Ela não vai mudar se você não quiser que ela mude. E só tem um jeito de fazer isso: votando. Então você que tem título de eleitor, amanhá vote consciente pensando na melhoria da sua cidade. E não esqueça de cobrar todas as promessas do candidato se ele for eleito prefeito ou vereador de sua cidade!

                   Resultado de imagem para vote consciente

Comentários

  1. olá tudo bem? seu sexto foi muito esclarecedor, eu sempre quis votar, penso, é a minha chance de escolher um candidato que vai olhar para o povo e não para o seu bolso. Na faculdade tivemos uma palestra, sobre o cenário politico do Brasil e o do município. Falaram o que nós já sabíamos, que os jovens de hoje é o futuro, é que deve começar desde já alutar pelo seus direitos, muitos disseram que estavam novos, abraçaram a causa. Pessoas como você que aborda o tema, que questiona, deve continuar, pra incentivar aqueles que estão com vergonha de expressar suas opiniões, a tomar atitude e lutar pra um Brasil melhor. Parabéns pelo texto beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    http://www.indicarlivros.com/2016/10/projeto-escritores-anonimos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu realmente acho que a saída mais satisfatória dessa crise é votar consciente em quem mostra ter algum interesse!
      Beijoss

      Excluir
  2. Oi tudo bem? Ta chegando a hora.
    Que seja escolhas conscientes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente amei aua iniciativa e como formadoras de opinião, nós devemos trazer esse assuntos sim para o blog.♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho. Esse espacinho que a gente tem deve ser usado pra esses fins também! <3

      Excluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!