O passo a passo para pechinchar na compra de livros

   Fiz um post aqui no blog ano passado sobre economias na compra dos nossos queridos livros e sempre falo quando faço uma barganha daquelas, mas já que faz um ano desde a última vez que dediquei um post inteiramente à isso, vim aqui contar pra vocês meus segredos atualizados para pechinchar bastante com os livros.

   Tá, se você está lendo esse post, ou quer comprar livros ou quer comprar livros. A diferença é comprar e gastar menos. Antes de qualquer coisa, eu costumo olhar não para as vitrines das livrarias, mas para o que eu quero ou preciso. Parece irônico dizer isso quando escuto meus pais dizerem que não preciso de mais livros. Mas só quem é leitor sabe que precisamos sim. Quando é que estamos sem pensar naquele desejado que ficaria lindo na nossa estante?

1) Fuce!


   Então, o que fazer primeiro? Fuçar. Acho mais que importante fazer isso sem compromisso. Sabe window shopping? Bem, pra quem não sabe, em tradução literal, é basicamente só olhar. Mas não olhe muito!!! Costumo entrar de vez em quando na Saraiva e Amazon (meus sites de compras de livros favoritos) e fuçar um pouco. Dá uma olhada na página inicial, nas categorias dos gêneros que você gosta e só olha, observa bem os preços e fim.

2) Explore.


Explorar mesmo.

3) Compare!

     Resultado de imagem para comprar livros meme

   Já fuçou bastante? Pronto, agora é hora de comp...arar!!! Sei que você deve ter um site favorito de compras, que gosta mais seja por promoções, preços, fretes, entrega, pagamento... Agora tenha outro site do outro lado, aquele que também é bom mas você não costuma comprar, ou compra pouco. No meu caso assumo que compro mais da Saraiva e nada na Amazon, por motivos de aceitar boleto. Mas isso não significa que eu não entre no site da Amazon pra fuçar. Entro sim, porque depois de fuçar vamos comparar um com o outro. Ah, tal livro é legal, tá na minha lista de leitura faz um tempo e na Amazon está mais barato que na Saraiva. Hm. Continuemos a observar.

4) Eita, uma promoção!


   De vez em quando aparece umas santas promoções que a gente corre pra abrir o site e ver se os livros que a gente anda fuçando estão por ali. Ih, olha que estão, mas será que não é enganação? Será que não é mentirinha? É pra isso que a gente fuça e compara! O preço tá parecendo em conta? Se joga!

Diquinhas pra promoções:

  • Pesquise as maiores promoções do ano e espere por elas 
  • Na maioria das vezes vale muito mais a pena esperar um pouquinho e comprar de muitos livros
  • Aproveitar quando o frete é grátis acima de R$100,00
  • Entenda quando o desconto progressivo vale a pena (fuçando e comparando)

5) Aff, cadê a promoção?


   É, mas às vezes a gente ta querendo tanto uma promoção, já fuçou tanto por aí e quer muito um livro. Como que faz? Primeiramente, calma! Nesse caso, a gente volta pro passo número 1 sem estresse. Fuce, explore, compare. Agora realmente determinada (o). O objetivo agora é encontrar o menor valor possível. Encontrou? Ainda parece meio alto comparando a como estaria com promoções. Don't you worry, agora a gente FAZ a promoção. 

Como fazer sua própria promoção (no caso, pechinchar de verdade até chegar naquele precinho massa):


    • Faça propaganda e use os cartões de presente dos sites! Gente, existe coisa mais maravilhosa inventada? Tá fazendo aniversário? Pede um vale desconto pro pai, pra mãe, pra avó, pros tios. Quem compra o vale pode escolher o valor e nem precisa mais ter que ir na loja física comprar o cartão, tem online também! Aproveita e dá essa opção pro pessoal, ao invés de perfume!
Resultado de imagem para comprar livros meme
    • Usar cupons de desconto. Sério, quando descobri esse mundo, mal acreditei. Quando precisei de um livro (geralmente comigo é quando ele é lançamento ou li em e-book e quero muito ter na minha estante e to sem paciência pra esperar meses por uma promoção), procurei na internet e só aparecia uns preços absurdos que eu realmente não pagaria com o valor do frete, que complica tudo. Mas, se, por exemplo, a gente consegue um cuponzin de -10% no valor da compra, pode parecer pouco, mas não é quando se considera o valor do frete! Sites como o Cupom Válido oferecem vários cupons pra lojas diferentes e olha que dá pra aplicar o conceito Próxima Primavera de fuce-explore-compare com outras coisas também!
    • Compre e-books. "Ah, mas e-book é quase o mesmo preço do livro físico e eu não gosto de ler em digital pipipipopopo". Mas tu quer ou não quer ler? Às vezes vale a pena comprar o e-book sim! Essa semana passada o e-book da mesma versão de Pollyana que comprei no shopping (estante de promoção, porque eu fuço-exploro-comparo) estava por R$2,99!!
    • Assina a newsletter. Já disse no outro post e repito: bota teu e-mail pra receber propaganda, pelo amor! Eu achava chato vir uns e-mails assim, mas aí vi que não. É como seguir alguém no Instagram, você entra no app e vê o que postaram. Você entra no seu e-mail e vê as promoções. BUM! 
    • Compre à vista. Hm, tem livraria física das mais famosas tipo Saraiva e Cultura por aí? Fuça o site deles, vê o preço direitinho. Por lá tem preço do livro + frete. Na livraria física tem o preço do livro - desconto à vista! É pouco, mas olha a pechincha!
   Resumindo aqui, pechinche. Dá sim pra comprar vários livros e gastar menos. Não digo que dá pra gastar quase nada, porque aí é sacanagem, já parou pra pensar na quantidade de gente por trás dos R$20 reais que você consegue pechinchando? Tem autor, editor, revisor, editora, livraria, Correios e sei lá mais o que nesse valor. Mas como ninguém é rico aqui, a gente tenta diminuir o precinho até onde der e segue a vida! Bora aplicar o fuce-explore-compare na vida, quem precisa de Nathália Arcuri? 

Comentários

  1. Melhor post! Não há nada melhor do que comprar livros, mas comprar livros por um precinho maravilhoso é ainda melhor.
    Costumo procurar constantemente por promoções e anoto os valores para comparar com outros sites ou em outra época.
    Também procuro não comprar lançamentos, esperando uns 2, 3 ou 4 meses para fazer a compra, acho que por enquanto essa é a minha melhor tática haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só assim mesmo pra comprar muito gastando pouco e funciona!!

      Excluir
  2. Oi Clarissa! Ótimo post, ótimas dicas! Eu sempre espero promoções e tento me controlar nas compras quando é fora delas... aliás, quando sinto que estou com muita vontade de comprar, procuro evitar entrar nos sites e direcionar minha atenção para outra coisa, porque nem sempre dá pra comprar quando se quer.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA tem que ser assim mesmo, a própria dona do autocontrole!!!

      Excluir
  3. Oi Clarissa!
    Todo leitor tem que aprender essas artes mesmo hhahahaa. Meu segredo de sempre é: compre em sebos! Eu amo ler, então não me importo se o livro é novo ou já passou na mão de 5 pessoas diferentes no últimos 10 meses hahahaa. Eu comprei mais de 100 livros em sebos nos últimos 2 anos e, olha, vale muito a pena! Sempre acho livro por menos de R$10, desde clássicos até livros lançados no mesmo ano. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebo físico é difícil de achar por aqui, mas vale super investir e comprar mais barato em online também! Eu imagino que sim!!! Sempre sai mais barato!!

      Excluir
  4. Oi Clarissa!
    Eu era a louca das promoções, não podia ver um livro por 10 reais que já comprava, queria nem saber! HAHAHAH
    Agora estou maneirando um pouco XD Mas é isso aí. Uma amg minha tava falando esses dias de um app "Zoom" que faz essa comparação de preços e te avisa qnd o produto q vc quer está mais barato!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale maneirar sim!! Vou baixar esse app, olha aí já da pra ele mesmo avisar então? Boa!!

      Excluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!