Um amor literalmente literário (Literalmente Amigas, Laura Conrado e Marina Carvalho)

   O que falar de um livro que eu aumentava uma estrela da minha classificação final a cada 5 capítulos? Aquele livro que me identifiquei de cara e acabei passando na frente de outras leituras atrasadas, mas às vezes a gente cai na coincidência de ler justamente o que precisamos e foi bem o caso de Literalmente Amigas.




Literalmente Amigas
Laura Conrado e Marina Carvalho
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2018
Páginas: 335
Classificação etária: +16 anos
Sinopse: Quando Gabi e Lívia, duas apaixonadas por livros, se conheceram em uma comunidade sobre literatura em uma extinta rede social, não imaginavam que se tornariam melhores amigas e que criaram um blog de resenhas literárias, o Literalmente Amigas. Desde então, elas são inseparáveis, apesar das personalidades muito diferentes! Gabi é um pouco avoada, desorganizada financeiramente, de riso fácil e vive uma história de conto de fadas com o namorado de longa data. Já Lívia é assertiva, firme e possui planos bem delineados para seu futuro, embora ainda não tenha encontrado o emprego dos sonhos nem um romance arrebatador como o de seus livros favoritos. Juntas, elas enfrentam as dificuldades da juventude, seja na profissão, seja no amor, até tudo começar a mudar quando ambas são selecionadas para a mesma vaga — para a qual as duas se inscrevem, sem contar uma para outra — na principal editora do país. Será que a paixão pelos livros, que antes unia as amigas, agora se tornará o motivo do término da amizade?
*Exemplar cedido em parceria com o Grupo Editorial Record 
 

   Se você é blogueirx literárix deve ler esse livro. Se você ama a literatura deve ler esse livro. Se você ama livros nacionais deve ler esse livro. Se você ama livros com muita amizade e autodescoberta deve ler esse livro. O quanto a escrita da Laura Conrado e Marina Carvalho me inspirou é até difícil de colocar em palavras, principalmente quando eu não esperava tanto desse livro. E ah, quando falo assim não quer dizer que esperava pouco. Na na ni na não. Eu esperava que ia gostar bastante, só não esperava uma inspiração enorme e nem muito menos cenas que são tão carregadas de verdade que você para e pensa um palavrão. 

"Talvez os livros suprimam a necessidade de fala porque eles têm o poder de sempre dizer algo por nós."

   É engraçado escrever uma resenha de um livro sobre blogueiras literárias. Gabi e Lívia compartilham juntas da paixão que eu tenho faz uns belos anos e que não trocaria por nada. O Literalmente Amigas é o espaço de troca de experiências de leitura delas, que leem e escrevem por amor. Nessa área, tem que ser por amor mesmo, já que é isso (e apenas isso) que a gente recebe. É aí que a editora favorita das duas abre seleção para editor. As duas se inscrevem para a vaga e passam para a próxima fase, sem contar pra outra. Quando a verdade vem à tona, o que é mais importante? Um sonho ou uma amizade?




   Pode parecer meio clichê. Eu mesma achei que fosse, na verdade. Você até arrisca imaginar como essa história vai se desenrolar. Mas deixa eu te dizer que é impossível apostar no rumo que Laura e Marina deram pra Lívia e Gabi. Além de a narrativa ser super envolvente, me simpatizei tanto com as duas protagonistas que cheguei a me considerar 50% Lívia e 50% Gabi. Me senti como uma junção de pensamentos, ações, desejos, anseios e até vida cotidiana mesmo das duas. Então, nem venha me pedir pra dizer com quem me identifiquei mais!! 

   É real se colocar na situação das duas. E aí, sua melhor amiga está concorrendo a mesma vaga que você. É uma puta vaga. As duas sonham com isso. Tentei e tentei me ver ali e até perguntei a uma das minhas melhores amigas, que é da mesma área que eu, o que a gente faria. Quem sabe? Além de toda essa reflexão sobre amizade, sonhos e planos, Literalmente Amigas mostra uns romances bem reais, viu? Nada mascarado nem água com açúcar, até porque Gabi e Lívia já leem bastante romance pra saber que a vida real é meio diferente - ou não???. Gostei demais da realidade do livro. Eu poderia imaginar 100% na vida real que nada pareceria ilusório demais, sabe?


   Se eu derramei umas lagriminhas? Não sou de ferro, vai. Quero ter a determinação e sonhos da Gabi, a coragem e liberdade da Lívia e dos mocinhos... eu quero os dois HAHAHHAA. Acho que, agora que acabei a leitura, posso ver tanta coisa de forma diferente sabe? Sempre repito isso por aqui, mas nunca vou cansar de dizer que minhas leituras favoritas são aquelas que, independente da narrativa, despertam em mim uma vontade de não só mergulhar nas páginas, e sim na vida. Laura e Marina, se vocês estiverem lendo isso aqui (beeeem exagerada eu), vocês são FODAS! Já conhecia a escrita de vocês e já tinha certeza disso, mas deixa eu falar de novo e de novo!!! 

(Da Laura li recentemente Heroínas, um livro de contos com a Pam Gonçalves e Ray Tavares, mas já quero ler mais e mais. Da Marina, só choros. A Menina dos Olhos Molhados é meu livro favorito nacional DA VIDA. Li ano passado no meu segundo mês de aulas de Jornalismo e só inspiração, viu? Já quero reler, inclusive comprar - autografa pra mim, Marina???? - já que tenho o e-book só.)



"Ir na direção do futuro, às vezes, demanda confrontar o que já passou."

Comentários

  1. Oi Clarissa! Adorei a resenha, que legal ter gostado tanto!
    Acho q nunca tinha reparado nesse livro... N conheço a eacrita da Laura Conrado, mas já li Simplesmente Ana da Marina. N foi um livro que eu ameeei, mas fiquei curiosa e acho q vou colocar Literalmente amigas na listinha hein? 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena conhecer a escrita das duas em conjunto. É bem fofa!!

      Excluir
  2. CLARISSA
    já quero ler esse livro
    e olha que nao dava nada
    HAHAHAHAH
    jA FIQUEI SUPER INTERESSADA
    E pensar q eu devia ter autografado com ela na bienal, ai meu coração T.T
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  3. Oi, Clarissa! Tudo bom?
    Eu não tive uma experiência de leitura muito bom com um livro da Laura, então prefiro dar um tempo antes de pegar outro título dela.
    Mas que legal tu ter curtido tanto a história! A resenha ficou ótima.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, sério? Eu achei a escrita dela tão tranquila! Se bem que tava misturado com a Marina hahaha

      Excluir
  4. Ahhhh amei amei demais e já estou louca de vontade pra ler e colocar na frente das outras leituras da lista que está ENORME rsrs

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível!!! Vale a pena até passar na frente de outras leituras hahahha

      Excluir
  5. Respostas
    1. Difícil não se identificar quando somos blogueiras literárias como as protagonistas né? hahahah
      Beijoss

      Excluir
  6. Que bom saber que você adorou o livro.
    Bom quando a gente gosta e se identifica com os personagens.
    Não conhecia esse.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Que resenha, senhores. Não conhecia o livro e adorei. Eu e minha melhor amiga temos quase nada em comum. Eu sou de humanas, ela de exatas. Eu acabei, ao longo dos anos, fazendo com que ela se apaixonasse por livros, mas é só nisso que a gente combina kkkk. Nunca nem tivemos aquele lance de gostar do mesmo menino, o máximo que chegou foi gostarmos de gêmeos, mas eu de um, ela do outro kkkkk. Já quero ler esse livro fofíssimo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!