Dicas de estudo para arrasar em 2016



           Mais um ano em que temos que estudar, não é mesmo? Até soltamos aqueles suspiros (involuntários, juro) ao lembrar que tudo volta a rotina de entregar trabalhos, fazer milhares de provas e ter que aturar mais de quatro horas com a bunda colada em uma cadeira. Seja na escola ou na faculdade, você dificilmente vai escapar dessa, viu? E devido a meus desastres na escola, esse ano eu resolvi fazer diferente. Tá, eu sei que todas nós dizemos isso todo ano, mas eu sempre dizia que ia me dedicar mais. Esse ano é tudo ou nada. Vou dar mais do que eu posso oferecer aos estudos. Afinal, o que são algumas noites viradas estudando para o vestibular, não é mesmo? Não sei vocês mas esse ano pra mim vai ser bem corrido. Ano passado tive que dar conta de curso de inglês e escola ao mesmo tempo e por mais que pareça pouco, foi complicado. Esse ano meus compromissos só aumentam com a escola, o pré-vestibular de domingo à domingo e inglês porque não abandonei simplesmente porque é meu último ano e aí recebo o tão sonhado certificado de fluência. Como vou administrar tudo isso? Fiz um big post (pra compensar a demora, sorry) pra ajudar vocês a se organizarem com as melhores dicas que já me deram e que eu pesquisei por desespero nessas férias haha!


  1. Foco. É difícil ter foco nessa vida onde se tem seriados, internet, Whatsapp e blogs pra tirar sua atenção, mas eu aprendi na marra que é preciso sim e você não vai a lugar nenhum se não tiver foco. Se você por exemplo estiver no Ensino Fundamental, você precisa ter foco e estudar não pra passar, e sim pra realmente aprender. Porque por mais que você ache os assuntos fáceis e que não vai usá-los pra nada mais nessa vida. Esquece isso! Eu pensava assim e aí... bem eu estou acabando o Ensino Médio muito preocupada por ter feito um Ensino Fundamental horrível e a ficha só cai agora que estou na porta do vestibular. Eu não sei fazer regra de três, gente! Então foco! Se você está no Ensino Médio, agora assim o foco deve ser maior, hein? Pensa no que você quer ser daqui a uns anos e se o que você está fazendo todos os dias está ajudando ou prejudicando seu futuro.
  2.  "Não sei o que quero ser no futuro, e aí?". Gente, não existe mais isso de desanimar porque não decidiu ainda que profissão seguir! Além de que no fundo no fundo, você sabe o que mais gosta de fazer. Nem que seja cozinhar (que por sinal eu amo muito)! E isso mais pra frente vai te dar ainda mais vontade de seguir um ramo que contenha coisas que você gosta de fazer.
  3. Faça exercícios. Pode ser uma caminhada, academia, a educação física na escola, dança... Se movimente! Um rotina de estudos cansa sim e fazendo exercícios você libera todo os estresse e ansiedade!
  4. Resuma. Sempre estudei com resumos porque fica bem mais fácil de entender os assuntos. Uma vez vi algum lugar que se você não estuda escrevendo, você não está estudando. E percebi que desde pequena eu só consigo estudar fazendo resumos por mais que seja cansativo. Colo post its na porta do meu armário com fórmulas e bisus e isso facilita bastante sim.
  5. Faça um cronograma de estudos. Não precisa pegar pesado com você! Durante as aulas do pré-vestibular, aprendi que quando se chega da escola, é hora de fazer exercícios pra fixar o que aprendeu, antes que o assunto esfrie da sua mente. Estude um pouco todos os dias cada matéria dada no dia e quando chegar as provas, será bem mais fácil aprender tudinho. Se você for fazer vestibular esse ano, aumente suas horas de estudo, faça provas antigas e muito mas MUITO exercício. 
  6. Ouça Podcasts. O que são Podcasts? São como vídeos do youtube sobre diversos assuntos, sendo que sem imagem, No caso, são mais longos e foram feitos justamente para você ouvir enquanto faz alguma coisa como ir á escola e lavar a louça. Há milhares de Podcasts sobre comédia, moda, culinária, mas também sobre estudos. Vários profissionais ensinam várias coisas e é bem legal!

Me arrependi muito de não ter usado nenhuma dessas dicas na escola. A pessoas sempre me falavam e eu nunca dava ouvidos, agora colho o que plantei. Estou dando duro e mal tenho tempo de sentar e estudar, então virar noites faz parte. Gente, está só no começo do ano, ainda dá tempo. Aproveitem o Carnaval para descansar e quando voltar, foco!


P.S: Novidade pra vocês: no Carnaval, vou aproveitar o feriadão pra postar muito aqui e também adiantar alguns posts futuros!

Comentários

  1. Esses posts gente me dão nostalgia. Ainda mais que já terminei a faculdade... Espero fazer algum curso esse ano, exceto pelo inglês que ainda faço. Sinto falta... Adorei as dicas! Um beijo ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, deve dar uma saudade! Já sinto sem nem ter acabado haha! Um beijão, baby <3

      Excluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!