RESENHA: Os Adoráveis - Sarra Manning (Clube do Livro 2017)


Os Adoráveis (Adorkable)
Sarra Manning
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Continuação: -
Adicione no Skoob ❤
 Compre: Saraiva (39,90)
Sinopse: Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ¬ ficaram pela primeira vez.
 



Primeiro devo dizer que esta é uma resenha que faz parte de um Clube do Livro com vários blogueiras e blogueiros literários e até booktubers. A proposta é bem legal de todo mês postar uma resenha com o tema proposto no calendário do Clube. A primeira proposta é resenhar um livro indicado por um amigo. Eu meio que burlei a regra sem querer querendo. O livro que venho resenhar não foi indicado por um amigo/a especificamente e sim por vários blogs desde que comecei por aqui. Queria muito linkar o blog que quando eu estava começando com o Próxima Primavera, resenhou esse livro. Uma pena que não lembro, pois faz 1 ano! Sem mais delongas, vamos à resenha!


Visivelmente nada me chamou atenção em Os Adoráveis. Ótimo jeito de começar uma resenha. Eu sou uma bookaholic levada pela criatividadejm jmj, beleza e colorido das capas dos livros. E o de Os Adoráveis me fez pensar de primeira que até eu faria uma capa melhorzinha. Brincadeira! Mas de verdade: a capa é bem sem graça. Mas graças ao meu bom senso, resolvi virar o livro e ler a sinopse e na primeira linha já percebi que já conhecia o livro de muitas resenhas lidas, como eu disse no começo do post. Lá fui eu comprar de uma vez porque ele não me escaparia não!

O livro começa bem humorado e mostrando o lado irônico e louco de Jeane Smith, uma blogueira. No começo não dá pra saber muito sobre esse lado dela e isso me fez ficar bem ansiosa pra chegar logo na parte que eu me identificaria - e você aí que também tem blog. E eu logo percebi que Jeane não é como as personagens clichês de romances por aí e ela ganhou um ponto comigo por isso. Ela cria a própria moda nos brechós. Ela se veste como se sente bem e pinta o cabelo de mil cores porque sempre enjoa. Será que meu cabelo estragado de tantas pinturas de roxo, azul e agora rosa se identificou? Ela é meio chatinha pra amores e coisas fofas demais e eu nem vou dizer que me identifiquei de novo. A parte mais legal é que você aí que é blogueira com certeza quer ser uma Jeane. Ela é uma blogueira comportamental mesmo e fala sobre o que der na telha e sobre a moda louca dela de brechós. A parte invejável é que essa menina (aos 17 anos) tem milhões de seguidores na internet e ganhou vários prêmios! Enquanto aqui estamos nós na luta, não é mesmo?

Ainda assim o quarteto amoroso do livro me fez rir muito. Deixa eu ver se te faço entender. A Jeane blogueira namora com um ruivinho todo tímido e nerd chamado Barney (igual ao dinossauro roxo) que fica todo sem graça na frente da Scarlett. Uma loirona daquelas bem maravilhosas que também é tímida. Bem o contrário de Jeane. Mas essa Scarlett tem um namorado que vem a ser o Michael. Ele é meio que o metido da história. E parece um roteiro meio de fanfic o fato de parecer um troca de casais. Pensando bem, até que o namorado da Jeane e a namorada do Michael fariam um lindo casal. Já Jeane e Michael? São o OPOSTO! Pareceu clichê? Ah, mas Jeane é o contrário disso. 

Foi muito bom. Nós estávamos bem. Embora eu me perguntasse por que tivera que me colocar para baixo a fim de fazer Barney se sentir melhor sobre nosso relacionamento, já que eu era uma feminista de carteirinha. Tipo, sério. Eu tinha a palavra "feminista" em meus cartões de visita.

Não tenho nada negativo sobre o livro, só elogios. A capa e a versão brasileira, no entanto, me decepcionaram. O livro era pra se chamar Adorkable, o nome do blog da Jeane! E faria muito mais sentido e aliás: o livro original tem o nome do blog! Traduzir para Os Adoráveis ficou meio sem sentido já que o próposito de Adorkable (Adorável) não era esse. A capa do livro em inglês é linda. Enfim, a resenha ficou pequena, mas se eu escrevesse mais, ia dar em spoiler. Só afirmo que sim, vale muito a pena ler Os Adoráveis, principalmente se você é da blogosfera; Quem nunca parou em um momento e pensou "isso daria um bom post pro blog". Bem, essa é Jeane, essa sou eu e pode ser você!

 
   


 
             



  


      





Comentários

  1. Definitivamente a gente acaba se identificando com essas coisas! Eu te entendo sobre a capa sem graça, claro que uma capa bonita chama mais a atenção, se você não tivesse lido a sinopse, teria perdido essa baita leitura! Com certeza esse livro vai para a minha lista no Skoob xD

    ResponderExcluir
  2. Milhões de seguidoresaos 17 anos ;_; Legal pegar o tema tão de momento, como livros de blogueiros, e mudá-lo para um livro sobre uma blogueira!

    ResponderExcluir
  3. Por isso que falaram lá no site que era virar blogueira que ficava rica, ahahaha.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal a história desse livro. Apesar de ainda não conhecer ele, achei que ele parece bem interessante, principalmente por envolver o mundo dos blogs. Só acho que a capa poderia ser mais elaborada :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  5. Essa capa é bem sem graça mesmo kkkk mas bom saber que a história compensa, pelo menos. Esse lance de se vestir da forma que quiser me lembrou um livro chamado Lola e o garoto da casa ao lado. Mas por a protagonista ser blogueira dá um ar de proximidade pro leitor né?

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Realmente, a capa deixou muito a desejar. Nem dá pra saber ao certo do que se trata. Não conhecia, mas que bom que gostou. Eu achei interessante a abordagem, mas ainda assim não me prendeu.

    bjo
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente do céu! Estou muito atrasado nas indicações, pois eu não conheço essa obra.
    Até que achei muito legal e assim que der pretendo ler.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  8. Resenha incríveeeel, ameeeei! <33
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Clara! Realmente a capa não é das melhores srrsrsrs mas gostei do enredo e é um livro bem humorado já me agrada de cara! Quero conferir, vou colocar na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu curti de ler a história, realmente a capa deixou a desejar, ela era tão solitária né conforme fomos percebendo na leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu ia rir muito com essa história, blogueira, confusão com namorado, aliás quem sabe uma troca de namorados com os casais da história! Já gostei <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adoro esse livro, ele é maravilhoso e me diverti muito lendo ele e a capa em inglês e o título acho que combina muito mais mesmo.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Opaaaaaa! quando vi a palavra blogueira na primeira frase do livro já me animei. Acho que vou amar! bem a minha cara. Que demais que ela tem uma personalidade forte,faz sua própria moda e deixa seu cabelo como quer - conheço algumas blogueiras assimmm hahah,parece ser um livro mara! Esses livros com tons irônicos são comigo mesmo (presente aqui, a rainha do sarcasmo!) e romances fofos. Uma pena não terem investido na capa.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conhecia nenhum livro com uma personagem blogueira, acho que só os livros com esse foco mesmo. É uma pena a questão visual não ter ficado tão atraente e esse título deu a ideia de ser uma história tão bobinha :(

    ResponderExcluir
  15. Oi Clara,

    Lembro que quando esse livro foi lançado todo mundo queria ler exatamente por ter uma blogueira no centro. Li naquela época e lembro de ter gostado. Não amado o livro, mas foi uma boa leitura. Também achei a capa bem feia. :/

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  16. Mudança frequente na cor de cabelo e chata pra amores?!! Rolou identificação aqui tbm haha
    😘😘
    Seguindo o blog.

    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    É a segunda resenha que leio sobre esse livro e fico cada vez mais curiosa. Ele está na minha lista, falta tempo agora para ler. Adorei sua resenha e sua escolha! Venha conhecer o meu!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!