RESENHA: O Piraguaçu - Cristianini Trescastro Bergue



O Piraguaçu
Cristianini Trescastro Bergue
Ano: 2015
Editora: Planeta Azul
Páginas: 80
Compre aqui!
Obra disponibilizada em parceria com a Editora Planeta Azul
Sinopse:
Inspirado em vivências da infância do autor e nos problemas ambientais da região, onde a pescaria é mais do que uma paixão. 





Eu costumo dizer que sou bem eclética em relação à livros. Inúmeros gêneros me fascinam e eu sou louca para descobrir mais e mais. Com O Piraguaçu, descobri que o gênero mais estilo pessoal também me chama atenção. A narração do livro mesmo sendo curtinha e carregada de termos da região onde se passa a história, me prendeu até a última página.

Em O Piraguaçu, a trama gira em torno da vida pessoal e experiências de Geraldino. Ele é apaixonado por pescaria e poderia passar horas só esperando o anzol ser fisgado. E é em uma de suas 'caças' que ele sente que um peixe grande estava prestes a ser seu. Com muita curiosidade e êxtase ele descobre ser um peixe GIGANTE e valente e agora a trama gira em torno da curiosidade de Geraldino e seu amigos acerca daquele peixe impressionante.

Acho que o que me prendeu de verdade foi a curiosidade pelo tal peixe. Eu entrei em Geraldino e fiquei em total animação para descobrir tudo sobre o peixe, e a cada página acompanhei as aventuras dele com seus conhecidos (temos um biólogo em questão) para investigar o tal peixão e resolver uns probleminhas. 

Além de o livro ser um retrato cultural real de várias regiões brasileiras, é interessante conhecer mais sobre elas. O cotidiano é retratado em detalhes, o que realmente te faz "entrar" na narração e conseguir imaginar cada cena direitinho. Nada além da rotina de um brasileiro das regiões em que as pescarias são famosas. Eu, como uma aventureira em ascensão, nunca havia parado para pensar sobre o significado de alguns trabalhos na vida de outras pessoas. Já pesquei, sim, diversas vezes e confesso que parte da minha fixação pela emoção de Geraldino é pelo fato de que eu senti um êxtase enorme quando peguei meu primeiro peixe. Que era minúsculo. Claro que o soltei na água depois, mas é uma sensação inexplicável e dá pra ver mesmo que isso ficou bem explícito em cada ponto da história. 

A minha única crítica negativa (nem é negativa, na verdade) acerca do livro é a quantidade de páginas. Sou louca por livros, então alguns realmente pedem mais páginas e era isso que eu desejava: mais páginas. Quando acabei fiquei com aquele sentimento de quero mais. Eu queria saber mais das experiências e das histórias de Ivirácambi. Aliás, dá pra perceber que cada região tem sua história que marcou gerações passadas, e depois de ler O Piraguaçu, fiquei com vontade de perguntar à meus avós sobre a minha região, a luta do povo e os problemas daqui. Já pensou em quanta coisa emocionante deve ter acontecido algumas décadas atrás? 



Esta obra pode ser adquirida através do site da editora: www.planetazuleditora.com.br

Comentários

  1. Gostei muito da sua resenha, parece ser um livro bem interessante, daqueles que prendem né? Não conhecia o autor!

    Participe do primeiro sorteio do blog: Um layout novinho pode ser seu!
    www.coisasdepriscila.com l Fan Page l Instagram
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. O livro deve ser ótimo para descontrair, gostei da resenha!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse é um tipo de leitura que não me atrai mas parabéns pela resenha!
    bjs

    Amor Por Livros
    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava o mesmo antes, mas vale a pena dar uma experimentada em coisas novas as vezes!

      Excluir
  4. Oi, Clara.
    Não conhecia o livro e nunca li nada do gênero, mas acho que leria a obra.
    Gosto de leituras curtas e acho que é bom para quem está querendo conhecer o gênero.

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
  5. Aii que tudo! Não conhecia o livro , mas achei super diferente e interessante!!! Gostaria muito de lê-lo e também conhecer sobre essa diversidade cultural das regiões brasileiras e as curiosidades sobre o piraguaçu.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros que exploram essa diversidade são tão bons... mostram uma parte da nossa cultura que mal conhecemos!

      Excluir
  6. não conhecia o livro, mas deve ser mto bom! Bjos!
    http://thaydreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!